1ª edição do evento “Pisando forte na pós-venda”, foi um sucesso

1ª edição do evento "Pisando forte na pós-venda", foi um sucesso

O Grupo Serca celebrou com entusiasmo o encerramento do seu primeiro dia dedicado à figura da mulher no sector automóvel. No âmbito do Dia Internacional da Mulher, sob o lema “Pisando Fuerte en la Posventa”, o evento teve lugar no dia 8 de março, reunindo mais de 120 profissionais do sector no exclusivo hotel Barceló Imagine, em Madrid.

Este 8 de março ficará gravado na história do sector como o início de uma convocatória disruptiva, transversal, inclusiva e diferenciadora. O Grupo Serca desafiou o convencional ao preparar uma jornada especial e inovadora no âmbito do Dia Internacional da Mulher, uma celebração sem precedentes no sector.

O evento começou no dia anterior, com um cocktail de boas-vindas aos participantes e uma atividade de lazer, onde se promoveu o espaço de networking entre todo o tipo de profissionais, de diferentes cargos e posições, bem como pertencentes a diferentes actores do sector automóvel.

O programa da jornada do dia 8 de março destacou-se pelo seu conteúdo abrangente e abordagem diversificada, dando visibilidade a todos os agentes envolvidos no sector.

O dia começou logo pela manhã com as calorosas boas-vindas do Presidente do Grupo Serca, Agustín García.

De seguida, Aranca Negru, Coordenador Internacional, e Raquel Donaire, Directora de Marketing do Grupo Serca, partilharam os dados que envolvem o ambiente do Grupo Serca a nível nacional e internacional, com a sua apresentação “Do prisma Serca”.

Este bloco iniciou-se com a intervenção de Aranca Negru, que antes de começar com os dados, contextualizou a primeira apresentação do dia com os dados do Grupo Serca, que foram apresentados com o objetivo de partilhar a filosofia do grupo e a vontade contínua de continuar a oferecer valor ao mercado. Lançou também um apelo aos participantes, explicando que a próxima edição de “Pisando fuerte en la posventa” não será apenas uma conferência da Serca, mas um evento para todo o sector, deixando as portas abertas para que a próxima edição seja organizada em colaboração com mais actores do mercado de pós-venda.

Cristóbal José Colón, sócio da L.E.K. Consulting, continuou a jornada com uma apresentação intitulada “Desafios da Transição para o Veículo Elétrico”, com a qual forneceu dados sobre a situação atual e a evolução do mercado internacional e o comportamento social em relação à eletrificação.

Fernando López, Diretor Geral da GiPA, analisou em profundidade o “Comportamento das Mulheres Condutoras”, detalhando o crescimento do número de mulheres condutoras, e a importância das mulheres na tomada de decisões, tanto na reparação e manutenção de veículos, como na seleção da oficina e/ou marcas de peças sobressalentes para a reparação.

Após uma pausa para café, em que os participantes tiveram mais uma vez a oportunidade de estabelecer contactos, chegou o ponto alto do dia. Uma mesa-redonda intitulada “Mulheres no mercado de pós-venda”, na qual estavam representados todos os actores do mercado. Mulheres exemplares, pelo seu profissionalismo e bom trabalho, deram voz às diferentes áreas da cadeia de negócios. Antonio Sánchez-Migallón, da OyE, foi o responsável por moderar com mestria uma mesa-redonda em que foram abordadas questões fundamentais para o sector.

Neste espaço, Cristina San Martín, Directora de Coordenação, Projectos e Serviços (SERNAUTO); Paula Aldea, Directora de Comunicação e Marketing (ANCERA); Ana Ávila, Directora Corporativa (CONEPA); Lara Torres, Coordenadora (CETRAA); e Yvonne Rubio, Directora (MRyT e mundorecambio.info).

Após uma mesa-redonda, Begoña Morales, fundadora e CEO da CONESE, partilhou a sua visão sobre a integração de critérios ESG (ambientais, sociais e de governação) na estratégia empresarial, ilustrando a sua apresentação com exemplos concretos de boas práticas. Destacou a importância do compromisso com a sustentabilidade por parte das empresas, como algo que deve ser transparente e coerente.

Um dos momentos mais aguardados foi a intervenção de Marta Blázquez, Presidente da Faconauto e da Faconauto Woman. No seu discurso intitulado “Juntos somos mais fortes”, Blázquez salientou a importância da colaboração e do empoderamento feminino no sector do pós-venda. A sua liderança inspiradora teve eco na audiência, que aplaudiu o seu compromisso para com a igualdade e a diversidade.

Loida Primo, empresária, oradora e criadora do método Eincoa, foi a responsável pelo encerramento do dia com a sua palestra intitulada “Make the Difference by Managing Talent | The EINCOA Method”. Na sua intervenção, partilhou valiosas reflexões sobre motivação, co-criação e liderança consciente. A sua abordagem participativa, entusiasmante, fresca e pragmática deixou uma impressão indelével em todos os presentes.

O evento culminou com um almoço de networking, onde os participantes tiveram a oportunidade de continuar a construir relações e a partilhar experiências.

O Grupo Serca continua a liderar a inovação, abrindo novos horizontes e novas formas de fazer as coisas. O facto de ter criado um contexto único e enriquecedor, como o dia Pisando fuerte en la posventa, deixa o grupo orgulhoso. Um evento onde homens e mulheres do sector se juntam num evento único para colocar em cima da mesa que o sector do aftermarket está cheio de oportunidades, colocando o talento à frente do género, e demonstrando que as mulheres estão a “pisar forte no Aftermarket”.

#anecrarevista #reparação #anecra #aftermarket #atualidade  #equipamentos