Aproximadamente 80% dos portugueses acreditam que, em 2030, a maioria dos novos carros a circular nas estradas serão elétricos ou com emissões zero.
Enquanto 87% dos portugueses têm uma atitude muito positiva sobre os veículos elétricos (VE), 49% afirmam que “provavelmente/quase de certeza” mudarão para um VE quando chegar a hora de trocar de carro.
E se quase metade dos portugueses estão dispostos a adquirir um VE, 31% considera “talvez” mudar para um elétrico; já a percentagem dos que “quase de certeza não mudariam” baixa para 20%.
Estas são as principais conclusões da edição VEs & Sustentabilidade do relatório anual Mobility Insights da LeasePlan, que conclui que há cada vez mais pessoas a considerar uma mudança para VE.
As preocupações ambientais são também fator decisivo na mudança de automóvel. Para 59% dos portugueses, a redução nas emissões de CO2 é motivo para comprar ou fazer um renting de um VE. Os custos de manutenção mais baixos (57%) e os incentivos fiscais (41%) também pesam na hora da decisão.
O relatório, elaborado em conjunto com a Ipsos (empresa internacional de pesquisa), refere ainda os três principais fatores que afastam mais os portugueses da decisão de comprar um VE:
- Preço de aquisição (64%)
- Autonomia limitada (55%)
- Estrutura de carregamento insuficiente (38%)
Ricardo Silva, diretor comercial da LeasePlan, assegura que a gestora “está em perfeita sintonia com a opinião dos portuguese se continuará no seu papel pedagógico e facilitador rumo à transição do motor de combustão interna para proporções alternativas, visando as zero emissões até 2030”.
Conclusões do relatório em termos globais
Apesar do crescente interessem em VE, os inquiridos continuam a preocupar-se com a falta de infraestruturas de carregamento.
- 65% dos inquiridos vê favoravelmente a condição elétrica com emissões zero
- 44% dos inquiridos melhoraram a sua opinião sobre a condução elétrica nos últimos três anos
- 61% dos inquiridos pretendem adquirir um carro novo nos próximos cinco anos e consideram mudar para VE
- 47% dos inquiridos consideram que os VE têm um custo de funcionamento global mais baixo
- 51% dos inquiridos que planeiam comprar um carro nos próximos cinco anos veem a falta de infraestruturas de carregamento como impedimento à compra
- 34% dos inquiridos referem a “ansiedade de alcance” como principal impeditivo à troca para VE
O relatório da LeasePlan Mobility Insights, realizado em parceria com a Ipsos, foi realizado em 22 países (Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos).
As perguntas foram realizadas num inquérito online entre consumidores do painel de consumidores I-Say da Ipsos (n=250 por país, representativo a nível nacional em termos de idade e sexo).