A Stellantis confirma a tendência positiva de vendas que a fez crescer ao longo de 2023 e em janeiro deste ano. No perímetro da UE29, a Stellantis registou em fevereiro um aumento de 12,1% em volume (VP+CVL) em relação ao ano anterior, o que corresponde a uma quota de mercado de 20,3%, ou seja, +0,3 p.p. do que há um ano e +0,6 p.p. em relação a janeiro último, elevando a quota acumulada para os 20%.
Portugal destaca-se, com um crescimento notável de 29,4% das vendas, tal como França, Alemanha e Itália, que também aumentaram a sua quota de mercado em relação ao ano passado. Em Portugal, a Stellantis reafirma o seu papel de líder de mercado com mais de 30% de quota e 5 dos seus modelos entre os 10 mais vendidos, incluindo o Peugeot 2008 no primeiro lugar. Em França, aproveitando o sucesso da campanha nacional de leasing social, a Stellantis é líder de mercado e cresce 18,5%, 5 pontos acima da tendência do mercado. Em Itália, a Stellantis aumenta 15,6% (VP+LCV) em relação ao ano passado e confirma, igualmente, a sua posição de líder de mercado: 6 dos seus modelos estão entre os dez mais vendidos, incluindo o intemporal Fiat Panda, que ocupa o primeiro lugar. Na Alemanha, a Stellantis cresceu 13,6%, com uma quota de mercado superior em +0,7 p.p., para 13,2%. Registam-se também crescimentos significativos de vendas na Áustria, Polónia, Portugal, Espanha – na Península Ibérica, a Stellantis é líder de mercado em fevereiro e no acumulado do ano – Reino Unido e noutros países europeus.
A Unidade de Negócios Stellantis Pro One de Veículos Comerciais, que oferece uma vasta gama de veículos profissionais versáteis e com todas as energias, consolida uma quota de mercado superior a 30%, com um volume superior em 15,9% em relação ao ano anterior, registando um crescimento significativo em quase todos os países europeus.
“As vendas em fevereiro de 2024 demonstram que toda a nossa gama de marcas e de produtos está a ter um desempenho crescente e constante na Europa”, afirmou Uwe Hochgeschurtz, Chief Operating Officer da Stellantis, Europa Alargada. “As vendas de veículos elétricos continuam a crescer e a Stellantis Pro One reforça a sua liderança contínua no mercado dos veículos comerciais, em todas as energias, tirando partido de uma gama completamente nova. Alcançamos estes resultados graças à confiança ininterrupta dos nossos clientes nos nossos produtos e marcas e continuaremos o nosso forte trabalho de equipa em 2024, pois estamos prontos para competir pelo primeiro lugar, aproveitando a chegada de muitos produtos novos e entusiasmantes.”
A Stellantis continua a crescer no mercado BEV (VP+VCL), com +7% em relação ao ano anterior, conquistando uma quota de mercado de 14,7% na Europa e liderando em vários segmentos BEV, demonstrando uma progressão constante face ao quarto trimestre de 2023 e a janeiro de 2024, dando à Stellantis o lugar no pódio em vários dos principais mercados europeus. Em França, os volumes de BEV estão a aumentar com um crescimento de dois dígitos (+76%), apresentando uma impressionante quota de mercado de 37,1%, +9,2 p.p. em relação ao ano passado e +4,2 p.p. do que a quota de mercado total, considerando todas as energias (32,9%).
“À medida que trabalhamos para tornar os veículos elétricos acessíveis a todos, no âmbito do nosso plano estratégico ‘Dare Forward 2030’, é crucial que todo o ecossistema apoie esta transição. Os governos, os fornecedores de infraestruturas de carregamento e os fabricantes de automóveis têm de colaborar para estimular a procura do mercado. Este esforço coletivo é vital para uma adoção generalizada e para se alcançar uma mobilidade sustentável. Juntos, podemos moldar um futuro mais verde para a indústria automóvel e para o ambiente”, acrescentou Uwe Hochgeschurtz.
#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot