O Citroën Rally Team está de regresso à ação com a dupla José Pedro Fontes / Inês Ponte e o Citroën C3 Rally2 preparado e assistido pela Sports&You, participando no Rallye Casinos do Algarve, segunda prova do Campeonato de Portugal de Ralis, que se disputa entre os dias 15 e 16 de março.
A jornada organizada pelo Clube Automóvel do Algarve será, também, a segunda prova em pisos de terra da época, traduzindo-se num rali muito compacto, com apenas 106,30 km cronometrados. É um rali que o piloto do Citroën Rally Team já venceu por duas vezes, em 2008 e em 2016, do total de quinze participações do Bicampeão de Portugal de Ralis, pelo que tem um conhecimento profundo dos troços da região.
A dupla do Citroën Rally Team vai manter a estratégia desenhada para a primeira parte do CPR, toda ela disputada em pisos de terra, ou seja, amealhar bons pontos para o campeonato, isto sem prejuízo dos objetivos mais ambiciosos, que passam por lutar por uma posição no pódio, perfeitamente ao alcance da dupla e do C3 Rally2, neste que é um dos ralis mais compactos do CPR, mas que não significa ser um dos mais fáceis. Um dos fatores extra poderá ser a meteorologia – que promete ser mais benigna do que sucedeu em Fafe, na primeira prova do campeonato -, com temperaturas primaveris e sem chuva, não se prevendo que a lama se torne uma dificuldade adicional à dureza dos troços da serra algarvia.
“O campeonato de Portugal de ralis é uma competição dividida em duas partes, que exige concentração e uma estratégia bem desenhada. A fase inicial é composta por quatro provas em pisos de terra, que exigem uma abordagem cautelosa, pois, os abandonos são muito penalizadores nas contas finais, razão por que apostamos em manter os nossos objetivos primordiais: amealhar o maior número de pontos nesta fase da competição”, explica José Pedro Fontes.
“Naturalmente que isso não quer dizer que não estaremos focados em objetivos maiores como chegar a um dos lugares do pódio. Conheço muito bem a prova algarvia e a sua dureza e, também, todos os nossos adversários, por isso tenho a perfeita noção de onde nos situamos e o que temos de fazer para lutar pelos primeiros lugares.”
O Rali Casinos do Algarve em Resumo
Segunda prova do CPR 2024, o Rali Casinos do Algarve decorre entre sexta-feira e sábado (15 e 16 de março), tendo uma estrutura composta por 2 Etapas, 4 secções e 9 Especiais (três percorridas por duas vezes, mais duas classificativas disputadas uma vez e ainda uma SuperEspecial), que no seu conjunto representam 104.94 km cronometrados, parte de um percurso total de 383,29 km. O quartel-general situa-se no Hotel Algarve Casino, em Portimão; o Parque de Assistência e o Parque Fechado estão localizados na Fatacil, Lagoa.
A secção pré-competitiva decorre na sexta-feira com os Treinos Livres (08h03 às 08h48), Qualificação (08h48 às 09h30) e, depois, o Shakedown (09h30 às 11h00), tendo como palco o troço de Lagoa (2,65 km).
O arranque da prova faz-se na tarde desse dia com uma 1ª Etapa (e primeira e segunda secções do rali) a sair para a estrada a partir das 14h30, para se cumprirem as passagens pelas especiais de Lagos (6,81 km, às 15h33) e Barão de São João (6,73 km, às 15h56), num dia que terminará com a SuperEspecial de Lagos (1,38 km, às 21h00). Segue-se uma visita ao Parque de Assistências (21h00) antes da entrada no Parque Fechado às 22h25.
A 2ª Etapa (e a terceira e quarta secções do rali) inicia-se às 08h50 de sábado para a primeira e segunda passagens pelos troços de Silves (10,20 km, às 09h45 e 13h53), São Marcos (10,71 km, às 10h09 e 14h17) e Messines (24,10 km, às 10h38 e 14h46). Entre as duas rondas haverá um reagrupamento em Silves (12h53) e uma zona de reabastecimento.
O Rallye Casinos do Algarve 2024 terminará com a entrada em Parque Fechado final, situado na Escola Poeta António Alexo, em Portimão (16h31). Acrescente-se uma peculiaridade da prova do Clube Automóvel do Algarve, a City Stage de Portimão (16h40), um troço espetáculo desenhado nos arruamentos do Parque Fechado, após o final do rali em Portimão, de cariz obrigatório, mas cujos resultados não terão qualquer influência na Classificação Final da prova. A cerimónia de entrega de prémios será realizada na Escola Poeta António Aleixo, a partir das 19h00.
O C3 Rally2 do Citroën Rally Team
Homologado na categoria “Rally2”, o C3 Rally2 do Citroën Rally Team integra todas as mais recentes evoluções técnicas e de set-up disponibilizadas pela Citroën Racing, no âmbito do seu programa de ralis direcionado para estruturas privadas. Estas soluções têm sido alvo de testes extensivos ao longo dos últimos meses, para enfrentar os desafios das diferentes oito provas do CPR 2024, uma vez mais assente num perfeito equilíbrio entre pisos de terra e asfalto.
Citroën C3 Rally2 – Principais Características Técnicas
- Chassis: Coque reforçada por um arco de segurança multiponto, soldado
- Motor: Citroën Racing de 1.6 litros Turbo de injeção direta – Restritor FIA de 32 mm.
- Potência máxima: 282 cv às 5 000 rpm.
- Binário máximo: 420 Nm às 4 000 rpm.
- Caixa de velocidades: Sadev, sequencial de 5 velocidades + marcha-atrás, comando manual.
- Diferenciais: à frente e atrás, mecânicos autoblocantes.
- Travões dianteiros / traseiros: Discos ventilados, 355 mm (asfalto) e 300 mm (terra), pinças Alcon de 4 pistões.
- Travão de mão: Comando hidráulico.
- Suspensões: Tipo McPherson.
- Amortecedores: Reiger, reguláveis de 2 vias (compressão a baixa e alta velocidade, batente).
- Comprimento x Largura: 3 996 mm x 1 820 mm.
- Distância entre eixos: 2 567 mm.
- Vias: 1 618 mm (dianteira e traseira).
- Reservatório de combustível: 81 litros.
- Pesos: 1.230 kg mínimo (regulamentar) / 1.390 kg com equipa a bordo (regulamentar).