O Salão conta com o renovado apoio da associação patronal ADINE

O Salão conta com o renovado apoio da associação patronal ADINE

MOTORTEC MADRID, a principal feira de pós-venda do sul da Europa, cuja 17ª edição ocupará seis dos pavilhões da IFEMA MADRID de 23 a 26 de abril de 2025, voltará a incluir, entre os vários setores que compõem o mercado de pós-venda automóvel, o setor dos pneus, que enfrenta desafios significativos.

A presença deste setor na sua feira de referência, MOTORTEC MADRID, é fundamental, conforme lembrou David Moneo, Diretor do Salão, durante a sua intervenção no VI Fórum da ADINE (Associação Nacional de Distribuidores e Importadores de Pneus) no passado dia 4 de outubro. Esta entidade tem apoiado o certame ao longo de toda a sua trajetória.

Moneo destacou as boas expectativas para a próxima edição, incentivando a forte indústria de componentes automóveis a marcar presença no evento, que os ajudará nas suas estratégias comerciais, contribuindo para a dinamização e, especialmente, para a crescente internacionalização do setor.

Esta é uma tarefa particularmente necessária num momento em que o setor dos pneus enfrenta grandes desafios devido à entrada em vigor, em julho passado, do Regulamento Europeu sobre Design Ecológico para Produtos Sustentáveis (ESPR), que estabelece exigências mais rigorosas para aumentar a durabilidade dos produtos, reduzir o impacto ambiental e facilitar a sua reciclagem. Este regulamento terá um impacto significativo na gestão de pneus fora de uso (NFU) e na indústria de reciclagem de pneus, tanto na Europa como em Espanha, segundo o Tratamento de Pneus Usados (TNU).

Um dos aspetos mais inovadores deste regulamento, segundo o TNU, é a implementação do Passaporte Digital de Produto (DPP), que permitirá rastrear os produtos desde a sua fabricação até à reciclagem, fornecendo informações chave através de um código QR sobre a sua rastreabilidade, conteúdo reciclado e pegada de carbono. No caso específico dos pneus, o DPP facilitará a identificação dos que podem ser reciclados de forma mais eficiente, melhorando a qualidade dos materiais recuperados e a sua reutilização na fabricação de novos pneus.

Para a indústria de pós-venda automóvel, incluindo o setor de pneus, que tradicionalmente tem uma presença destacada no Salão, a participação na MOTORTEC MADRID 2025 é essencial. O evento oferece uma vasta gama de ferramentas comerciais e facilidades que ajudam os seus clientes a maximizar a rentabilidade e o retorno do investimento.

#anecra #motortec #portugal #automovel #empresas #anecranamotortec #viagemmotortec #anecrarevista #atualidade #aftermarket