O mercado online de veículos usados B2C de Setembro viu o diesel interromper o seu declínio constante, aumentando a sua quota de mercado marginalmente para 46,89% em Setembro, um aumento de 0,9% em relação ao mês anterior. Em contrapartida, a quota de mercado da gasolina desceu para 32,86%, mas é pouco provável que isto seja mais do que um episódio mensal.
Uma das causas desta diminuição da quota da gasolina é a restrição da oferta dos veículos adequados. No início de Outubro, a gasolina representava 30,1% do stock disponível, abaixo da sua quota de vendas. No entanto, o Market Days’ Supply da gasolina, que mede o stock disponível em relação à actual taxa de vendas, é de 76 dias, o que é muito melhor que o do segundo classificado, o gasóleo, com 87 dias. Isto mostra a rapidez com que os veículos a gasolina estão a ser vendidos e a sua elevada procura.
O gasóleo continua a dominar o mercado online B2C de veículos comerciais usados, ocupando 95,48% do mercado em Setembro, mas a sua quota desce para 43,72% no mercado de veículos ligeiros de passageiros, apenas um pouco à frente da gasolina, com 34,92%.
À medida que nos aproximamos do final do ano, começamos a ver as vendas tácticas apoiadas pelos fabricantes a aumentar em vários países, e Portugal está entre eles. A venda de veículos usados muito novos, com menos de um ano, aumentou 1,4% em Setembro em relação ao mês anterior, o que representa um aumento de 4,11% em termos homólogos.
O nosso índice online de preços de retalho de automóveis usados B2C baseia-se num conjunto consistente de veículos. Está agora indexado em relação a Janeiro de 2023 e, tipicamente, assiste-se a uma curva descendente dos preços médios, impulsionada pelo ciclo de vida do produto. Os preços médios no início de Outubro registaram uma descida de 0,41 pontos percentuais em relação ao mês anterior.
Os preços médios são agora 11,5 pp mais baixos do que em Janeiro de 2023, mas a tendência por motorização ao longo desse período tem sido bastante diversificada. Como vimos na maioria dos mercados, os preços médios dos BEVs usados caíram significativamente, atingindo 69,3 pontos desde o início de Janeiro de 2023, com uma queda adicional de 1,0% apenas no último mês. Os PHEV/HEV também registaram uma taxa de depreciação de preços acelerada em comparação com a média do mercado, atingindo 82,6 pontos no início de Outubro. Em contraste, a procura de veículos a gasolina tem mantido os seus preços fortes, caindo para apenas 91,9 pontos no nosso índice este mês.
#anecrarevista #indicata #mercadousados #anecra #frotas #gestãodefrotas #atualidade #mercadousados #comprarcarro #usados