Comércio de usados atravessa tempos de mudança e de enormes desafios, que são colocados todos os dias aos diferentes operadores deste segmento. Foi neste contexto que a ANECRA promoveu o encontro especializado do comércio de usados e que contou com a participação de alguns dos mais importantes atores do sector.
Conforme abordado neste encontro especializado, o Segmento do Comércio dos Automóveis Usados tem cada vez mais um papel de relevância no Mercado Automóvel. Segundo a Cetelem o Mercado Automóvel total (valores financiados) valerá em 2019 cerca de 3.3 mil milhões de euros dos quais, praticamente 2 mil milhões dizem respeito ao financiamento de viaturas usadas. Das principais conclusões apresentadas por Pedro Nuno Ferreira da Cetelem (Head of Business Auto), destaca-se o facto de, na sua opinião, haver a necessidade imperiosa dos Operadores de Mercado terem, cada vez mais, diversificar a sua atividade. Nos últimos anos a rentabilidade media dos negócios de viaturas usadas tem vindo a baixar, pelo que a margem resultante do comissionamento dos Financiamentos de Viaturas ser cada vez mais um fator determinante para a sustentabilidade do respetivo negócio. Foi mesmo referido que em muitos casos a margem libertada pelo comissionamento do financiamento da Viatura é superior à margem obtida na venda da viatura.
PRIMEIRO PAINEL DE DISCUSSÃO
No primeiro painel de discussão, foram abordados temas relacionados com a questão, “Comércio de Usados – uma atividade: mais regulada e mais regulamentada”. Durante anos, o Comércio de Automóveis Usados foi um Segmento de Mercado muito pouco fiscalizado, pouco transparente e com um elevado défice de regulamentação e regulação. Também por esse facto, durante muitos anos os grandes operadores (grupos de retalho, gestoras, marcas, entre outros) passaram praticamente ao lado deste mercado, onde práticas de adulteração das quilometragens das viaturas, processos de garantias sobre as viaturas muito pouco claros, processos comerciais pouco transparentes, enfim, práticas comuns e que em nada contribuíam para a credibilidade do segmento.
Nos últimos anos foram introduzidos no mercado vários novos fatores que contribuíram, em muito, para a alteração de processos e em particular para a forma como este Segmento e os respetivos intervenientes passaram a operar.
Quanto aos seguros, passaram a só poder ser intermediados/mediados por quem está devidamente certificado para o efeito: mediador de seguros certificado (uma parte significativa dos comerciantes, contava com a contribuição de Comissões dos Seguros Auto como parte integrante da rentabilidade). As financeiras passaram a ter recomendações/exigências do Banco de Portugal para que os processos de financiamento não ultrapassem os 50% da Taxa de Esforço/Rácio de Solvabilidade da entidade financiada. Como é óbvio esta Norma levou a um estreitar da malha para os Processos de Financiamento.
Foi lançado o alerta durante o encontro para a necessidade de os empresários dotarem as suas equipas de informação/formação de modo a cumprirem as regras básicas associadas a estes procedimentos.
SEGUNDO PAINEL DE DISCUSSÃO
No segundo painel da manhã foram debatidos alguns dos temas de maior atualidade no sector automóvel na sua globalidade, sendo que o Sector do Comercio de Usados não lhes é logicamente imune, casos dos novos Conceitos de Mobilidade, da Pressão Politica com vista ao atingimento de Metas Ambientais, uma certa Diabolização sobre os Motores Diesel, a entrada em cena das Viaturas Elétricos, e no caso muito concreto do Comercio dos Usados a entrada em campo dos Grandes Operadores, em particular das Gestoras de Frota ou dos Grupos de Retalho e mesmo das Próprias Marcas e por ultimo mas não menos importante o relevantíssimo papel que a Internet e o Digital têm neste Segmento de Mercado.
ANECRA ASSUME COMPROMISSO
Imediatamente antes do final do encontro e do Presidente da Direção da ANECRA, Alexandre Ferreira, ter dado por encerrado o mesmo, tendo para o efeito dirigido algumas palavras de agradecimento pela presença de todos, e reforçando o empenho da ANECRA neste Segmento , o Secretario Geral da ANECRA, Roberto Gaspar, subiu ao palco para assumir formalmente, em nome da associação, um compromisso com os presentes e com todos os que se relacionam com este Segmento de Mercado, a disponibilidade, vontade e forte empenho da ANECRA, para que, em conjunto e em parceria com os vários “players” do Mercado, ser cada vez mais capaz e eficaz na resposta ás reais necessidades do Sector como um todo e dos Operadores do mesmo, dentro das suas especificidades e características próprias.