20 anos de California Beach, a forma mais fácil de ter uma autocaravana Volkswagen

Image

> 2005: A primeira versão da Beach estreou-se como um crossover entre a Multivan e a California
> Este modelo versátil e multifacetado passou a representar a versão de entrada na gama de autocaravanas da VW
> 2007: O modelo Multivan originalmente conhecido como Beach evoluiu para a designação California e pôde, pela primeira vez, ser equipado com tejadilho elevatório
> 2009: A T5 e, com ela, a California Beach receberam uma importante atualização visual e técnica. O tejadilho elevatório passou a ser um equipamento de série
> 2015 e 2019: Com o lançamento da T6, chegou a segunda geração da California Beach. Em 2019, foi lançada a primeira Beach equipada com kitchenette, baseada na T6.1
> 2024 e 2025: A atual geração da California foi lançada em 2024 – com a versão Beach a surgir em três variantes distintas. Pela primeira vez com Classe 1 nas portagens em algumas versões

Azambuja, 22 de agosto de 2025 – Celebramos 20 anos da California Beach. A “canivete suíço” da gama VW Bus é um cruzamento entre a Multivan e a California – perfeitamente adaptada tanto à vida pessoal como profissional, e sempre pronta para uma escapadinha de fim de semana ou até uma viagem pelo mundo fora. A primeira geração deste modelo versátil foi lançada em 2005 – inicialmente com o nome Multivan Beach, passou a ser comercializada como California Beach a partir de 2007. Atualmente, já se encontra no mercado a terceira geração. Aqui fica tudo o que precisa de saber sobre a história da Beach e os principais detalhes da gama atual.

2005 – BEACH BASEADA NA T5

A sensação de um verão sem fim: No verão de 2005, a Volkswagen surpreendeu todos com as primeiras informações e imagens da nova Multivan Beach. O visual marcante do modelo de estreia mundial era inconfundível, mesmo através dos óculos de sol mais escuros: com autocolantes Sundown Orange vibrantes a contornar toda a carroçaria em Offroad Grey Metallic, despertava de imediato a vontade de partir rumo à praia mais próxima. Para reforçar a harmonia entre o esquema cromático e o espírito do modelo, a imagem de apresentação mostrava duas pranchas de surf no suporte de tejadilho – uma expressão do estilo de vida automóvel que continua a definir todos os VW Pão de Forma até hoje. Outro fator decisivo em 2005 foi o facto de a Multivan Beach cumprir efetivamente, a nível funcional, aquilo que prometia visualmente: com um interior meticulosamente concebido, o modelo combinava as características de um automóvel versátil para o dia a dia com as de uma autocaravana, criando assim uma nova versão com potencial para se tornar um ícone: o crossover Multivan-California, uma porta de entrada flexível no universo das autocaravanas.

Espaço modular para viajar: Antes da versão de produção em série, a Volkswagen Veículos Comerciais apresentou dois protótipos no Caravan Salon de 2004: a California Beach e a California Tramper – duas autocaravanas que partilhavam afinidades conceptuais com a Multivan. Durante a feira, e no âmbito de estudos de mercado adicionais, os visitantes e condutores de veículos da marca manifestaram-se claramente a favor das soluções integradas no concept car California Beach. Como explicou a Volkswagen em 2004: “Este protótipo, baseado no Transporter de teto baixo, retoma um princípio de design dos primórdios do lazer móvel. Já no início dos anos 1950, o VW Pão de Forma – em conjunto com a unidade de campismo amovível – tornou-se o símbolo da vida em movimento”. O interior modular do protótipo baseava-se precisamente nesta abordagem: aproveitar o conceito do Pão de Forma e, através de soluções inteligentes, transformá-lo numa autocaravana – agora reinterpretada com uma visão moderna. No ano seguinte, foi lançada no mercado a versão de produção, com a designação Multivan Beach – como referido anteriormente – que se tornou de imediato num verdadeiro sucesso. Infelizmente em Portugal, a fiscalidade elevada, não lhe permitiu ter um preço competitivo, não sendo comercializada.

Autocaravana inteligentemente concebida: Desde o início, a Beach impressionou com um interior pensado ao mais ínfimo detalhe. Um sistema de calhas embutido no piso, atrás dos bancos dianteiros, servia de base para o design modular. Era nesse sistema que se fixava o banco traseiro com kitchenette integrada – uma funcionalidade já familiar dos modelos California. Para transformar este banco traseiro num confortável espaço de descanso para duas pessoas, bastava puxar o banco de dois lugares para a frente, através de uma pega, e rebater o encosto. O encosto, em peça única, convertia-se assim numa extensão da zona de carga – concebida para servir também como prolongamento da cama. Do lado do passageiro da frente, os engenhosos engenheiros de Hanôver integraram ainda uma caixa de arrumação, equipada com uma superfície almofadada. Desta forma, criava-se uma área de cama com 2 metros de comprimento, suficiente para acomodar confortavelmente duas pessoas. A roupa de cama e os acessórios de campismo podiam ser guardados nas caixas amovíveis do compartimento de arrumação e do banco traseiro. Outro equipamento de série: os bancos do condutor e do passageiro dianteiro com função giratória – um elemento indispensável para a vida em viagem. Como opção, a Beach podia ser convertida num veículo de cinco lugares, através da instalação de um banco individual traseiro, opção compatível com o sistema de calhas.

Calhas de fixação e privacidade: As calhas de perfil integradas nas paredes laterais e na zona do tejadilho eram tão engenhosas quanto as calhas no piso. Permitiram, por exemplo, fixar uma mesa de campismo na parede lateral (do lado do condutor). Esta mesa podia também ser utilizada no exterior, e, com as duas cadeiras de campismo dobráveis incluídas de série, os viajantes podiam desfrutar de longas noites de verão ao ar livre, a jantar ao lado da sua “Beach”. Para garantir privacidade no interior, o modelo vinha equipado com cortinas que se fixavam à carroçaria através de ímanes, enquanto na cabina eram utilizadas coberturas ajustadas. Para assegurar uma experiência de viagem e campismo perfeita, havia duas calhas de perfil lateral no revestimento interior do tejadilho, nas quais podiam ser fixados dois grandes sacos multifunções para roupa e acessórios. Uma rede para bagagem, posicionada no revestimento traseiro do tejadilho, permitia ainda guardar outros objetos de menor dimensão.

2007 – BEACH TORNA-SE CALIFORNIA BEACH

Tejadilho elevatório para o modelo polivalente: Quando a Volkswagen rebatizou a Multivan Beach como California Beach, em 2007, foi simplesmente o passo lógico seguinte. A partir desse momento, a autocaravana passou a estar disponível com um grande tejadilho elevatório opcional, com foles e cama de tejadilho com 1.200 x 2.000 mm, como todas as California. O tejadilho elevatório oferecia (e continua a oferecer) inúmeras vantagens: para quem viajava a dois, bastava subir quando chegava a hora de dormir. Já as famílias com dois ou três filhos podiam agora pernoitar todos juntos dentro da Beach. E quando com o tejadilho levantado, subiamos também a cama integrada, a zona habitacional ficava com altura suficiente para se estar de pé – algo normalmente reservado a autocaravanas de maiores dimensões.

2009 – EDIÇÃO ESPECIAL GLOBETROTTER E UM IMPORTANTE FACELIFT

Cape-2-Cape com a California Beach: Em 2009, a Volkswagen apresentou o modelo especial California Cape2Cape, baseado na T5, durante o salão Automobil International (AMI), em Leipzig. Este modelo foi inspirado numa expedição do atleta radical alemão Joachim Franz, que em 2008 – acompanhado por cinco unidades da California Beach pintadas de amarelo – percorreu os 24.000 quilómetros desde o Cabo Norte, na Noruega, até à Cidade do Cabo, na África do Sul, em apenas 60 dias. O modelo especial, com uma pintura amarela vibrante e um design particularmente robusto, prestava homenagem a esta viagem transcontinental, sendo facilmente reconhecível pelos grandes logótipos “cape2cape” nas laterais. Estavam também integrados contornos dos percursos atravessados por Franz na Europa e em África. Pensada para desportistas aventureiros e viajantes globais, a California Cape2Cape podia ser equipada opcionalmente com tração integral, bloqueio de diferencial, suspensão elevada, pneus para todo-o-terreno e filtro de ar do motor para regiões especialmente poeirentas.

Grande atualização para o modelo multifacetado:À medida que cada vez mais clientes optavam pelo tejadilho elevatório opcional e reconheciam as suas vantagens, a Volkswagen decidiu incluí-lo de série na California Beach, como parte de uma grande atualização de produto. O tejadilho elevatório em alumínio passou a abrir e fechar manualmente de série, podendo ser equipado opcionalmente com um sistema eletro-hidráulico automático. O interior foi também aprimorado, com painéis laterais completos e estores de rolo integrados. Os clientes passaram a poder escolher entre o banco traseiro de 3 lugares da Multivan ou o banco de 2 lugares da California Trendline. Estas duas variantes estiveram também na origem de uma das soluções mais inteligentes da Beach: as cadeiras de campismo guardadas em compartimentos com fecho de correr na porta traseira. Em termos de motorização, os motores turbodiesel common rail (TDI), mais silenciosos e eficientes, substituíram os anteriores motores de injeção direta com bombas injetoras. Em simultâneo, as caixas automáticas de dupla embraiagem (DSG) passaram a substituir as transmissões automáticas com conversor de binário. A nova geração de tração integral 4MOTION oferecia ainda melhores capacidades, tanto em estrada como fora dela. Além disso, a bordo encontrava-se também uma nova geração de sistemas de infotainment.

2015 – NOVA GERAÇÃO DA BEACH BASEADA NA T6

Segunda geração da Beach baseada na sexta geração (T6): Dez anos após o lançamento da primeira Beach, a segunda geração da California Beach estreou-se no verão de 2015, agora com base na sexta geração do Transporter (T6), amplamente renovada. Visualmente, destacava-se pela frente redesenhada, linhas ainda mais direitas na secção traseira, bem como pelos novos grupos óticos dianteiros e traseiros. A California Beach beneficiava deste novo design, assim como dos novos sistemas de propulsão, assistência à condução, infotainment e de um habitáculo redesenhado. Uma das novidades era meramente visual, mas rapidamente se tornou um sucesso de vendas: pela primeira vez em décadas, regressavam as pinturas bicolores – uma homenagem direta às lendárias T1 e T2. Também os foles do tejadilho elevatório apresentavam uma inovação: deixaram de ser em algodão e passaram a ser fabricados num material sintético mais resistente e impermeável. A partir do ano seguinte, os foles passaram a estar também disponíveis em vermelho (Strawberry Red) e azul (Glacier Blue), como alternativa ao cinzento (Alpine Grey).

2019 – NA T6.1, A BEACH PASSA A ESTAR DISPONÍVEL COM KITCHENETTE OPCIONAL

Configuração máxima com kitchenette:A California Beach deu um grande salto evolutivo em 2019, com a chegada da versão visual e tecnicamente aprimorada do Transporter, a T6.1. Pela primeira vez, a Beach passou a estar disponível em duas variantes: a Beach Camper, com homologação como autocaravana, e a Beach Tour, homologada como veículo de passageiros. O grande destaque do novo pacote de equipamento da California Beach Camper foi a estreia de uma kitchenette totalmente nova. Para utilizar a cozinha, bastava puxá-la a partir do painel lateral esquerdo, entre o pilar B e o pilar C, e desdobrá-la. O módulo em aço inoxidável incluía um fogão a gás de um bico à esquerda e uma superfície de trabalho com área de arrumação à direita. Sobre o fogão, havia ainda uma tampa de proteção que, ao ser levantada, servia de resguardo contra salpicos durante a confeção. Por baixo da placa e do tampo de trabalho, junto à parede lateral, encontrava-se um compartimento aberto de grandes dimensões para arrumação, bem como um compartimento fechado para uma garrafa de gás de 1,8 kg. Enquanto os modelos Coast e Ocean eram geralmente equipados com um banco traseiro de dois lugares – devido à maior largura da unidade de cozinha (com fogão de dois bicos, frigorífico e lava-loiça) – a nova California Beach Camper podia ser encomendada com um banco de três lugares, graças ao formato compacto da kitchenette. Uma vantagem significativa para famílias com três crianças. Em alternativa, a Beach estava também disponível na versão Tour, sem kitchenette. Nesta configuração, passou a ser possível, pela primeira vez, equipar o modelo com portas deslizantes tanto do lado direito como do lado esquerdo.

Painel de controlo de campismo para a T6.1 Camper: Outra das grandes novidades a bordo de todos os novos modelos California foi o novo painel de controlo de campismo com ecrã tátil, integrado na consola do tejadilho. Pela primeira vez num modelo Beach, este ecrã permitia controlar todas as funções relevantes para o campismo, consoante o nível de equipamento: o tejadilho elevatório eletro-hidráulico, o aquecimento auxiliar, a alimentação elétrica externa ou a iluminação da zona habitacional. Além disso, a unidade de controlo incluía um nível eletrónico, permitindo alinhar a California no local de estacionamento de forma precisa, garantindo uma posição perfeitamente horizontal. Outros destaques gerais da T6.1 incluíam novos sistemas de assistência à condução, como o Assistente de Vento Lateral (Cross Wind Assist) ou o Trailer Assist (assistência à manobra com reboque), bem como um novo painel de instrumentos, que pela primeira vez podia ser equipado com instrumentos digitais (Digital Cockpit). Outra novidade foi a grande abertura frontal nos foles do tejadilho elevatório, que podia ser totalmente aberta através de um fecho éclair. Na versão California Ocean, este novo tejadilho incluía de série três janelas; nas restantes versões, a funcionalidade de tejadilho panorâmico estava disponível como opção.

2024 – A BEACH MAIS AVANÇADA DE SEMPRE, BASEADA NA PLATAFORMA MQB

Beach baseada na nova Multivan: Em 2024, a Volkswagen Veículos Comerciais lançou a nova geração da California, totalmente redesenhada em cada detalhe. Desde então, passou a ser baseada na versão longa da atual Multivan – a sétima geração do icónico VW Bus. A nova California é proposta nas variantes Beach, Beach Tour, Beach Camper (com kitchenette na traseira), bem como nas versões Coast e Ocean (esta última equipada com cozinha completa). Baseados na inovadora plataforma modular transversal (MQB), os modelos California tornaram-se agora mais espaçosos, inteligentes, sofisticados e versáteis. Naturalmente, a Volkswagen Veículos Comerciais manteve elementos clássicos da California, como o tejadilho elevatório. E, como sempre, a mais recente versão da Beach continua a ser um VW Pão de Forma perfeitamente funcional para o dia a dia e uma camper van pronta para viajar ao fim de semana ou nas férias. Tudo isto é agora alcançado com ainda maior eficácia, graças aos mais recentes sistemas de propulsão, assistência à condução, infotainment e a uma nova arquitetura de camper van. Pela primeira vez, todos os modelos California passam também a contar com duas portas deslizantes de série – aumentando significativamente a versatilidade de utilização. Além disso, a California Beach pode agora transformar-se temporariamente num veículo elétrico, graças à estreia do novo sistema de tração integral híbrido plug-in opcional (eHybrid 4MOTION) – uma solução que permite alcançar longas autonomias totais. Vinte anos após a sua estreia, a gama Beach de 2025 é composta pelas seguintes versões:

California Beach: A California Beach, com homologação como veículo de passageiros, é o modelo de entrada na gama atual. Em termos de design, é essencialmente uma Multivan equipada com tejadilho elevatório manual. A California Beach oferece seis lugares (2+2+2) com motorização diesel e cinco lugares (2+3) na motorização Plug In. Os bancos individuais amovíveis da segunda e terceira filas são significativamente mais leves do que os da geração anterior. Outro equipamento de série são a cama para dois adultos integrada no tejadilho elevatório, que pode ser aberto e fechado manualmente através de um mecanismo de fácil utilização. A cama do tejadilho mede 2.054 x 1.137 mm e conta com uma base confortável com molas em prato. O amplo espaço para bagagem permite levar tudo o que 5 pessoas precisam nas férias, incluindo por exemplo a tenda de 3 lugares para os filhos. Esta é a primeira California Classe 1 nas portagens com Via Verde, uma redução de custos importante para qualquer familia. A autonomia de 90 km no modo elétrico da motorização Plug In permite também uma economia acrescida no dia a dia. Com a motorização Plug In, a tração total 4Motion é de série, o que permite passar ao próximo nivel de aventura ao programar todas as férias.

California Beach Tour: O segundo nível de equipamento é a California Beach Tour. Esta versão vem equipada de série com bancos do condutor e passageiro dianteiro giratórios e ajustáveis em altura, duas cadeiras de campismo integradas na porta traseira, uma mesa de campismo, iluminação no tejadilho elevatório (incluindo uma lâmpada de braço flexível tipo "pescoço de ganso" e portas USB de 45 watts), vidros deslizantes nas portas laterais esquerda e direita, bem como uma nova unidade de controlo de campismo com ecrã, integrada no pilar C do lado do passageiro dianteiro. A Beach Tour inclui ainda uma bateria adicional para campismo (40 Ah LiFePo). Esta versão de cinco lugares vem equipada com três bancos individuais na zona traseira; os encostos dos dois bancos exteriores podem ser completamente rebatidos – algo que não é possível na Beach nem na Multivan. Esta configuração permite criar dois espaços de descanso adicionais na zona habitacional. Para esse fim, a California Beach Tour dispõe de um colchão adicional dobrável (1.980 x 1.330 mm), que assenta sobre os bancos individuais rebatidos e pode ser totalmente recolhido numa prateleira de bagageira quando não está a ser utilizado. Tal como a versão base, a Beach Tour tem homologação como veículo de passageiros.

California Beach Camper: A California Beach Camper possui homologação clássica como autocaravana. Tal como a Beach Tour, dispõe de cinco lugares, mas está também equipada com uma mini-cozinha extremamente compacta e com ligação à corrente externa de 230 volts. A cozinha, com um fogão a gás de um bico, gaveta para talheres e espaço de arrumação adicional, está integrada num módulo fixo no compartimento de carga. Para ser utilizada, a unidade de cozinha é puxada para fora através da traseira com o portão aberto – que, por sua vez, serve também de proteção contra a chuva. O restante pacote de equipamento é idêntico ao da California Beach Tour.

CI 22/2025

Sobre a Volkswagen Veículos Comerciais:

Transportamos Sucesso, Liberdade e Futuro. Como construtor líder de veículos comerciais compactos, a marca Volkswagen Veículos Comerciais (VWCV) está a reformular o transporte de mercadorias, serviços e pessoas de forma basilar e duradoura. Os nossos veículos transportam trabalhadores de empresas e famílias, nomeadamente para os momentos de lazer. As nossas fábricas em Hannover (D), Poznań (PL), Września (PL) e Pacheco (ARG), cerca de 22.000 colaboradores ajudam a produzir nas respetivas linhas de montagem os modelos Transporter, Caddy, Crafter e Amarok e, a partir de 2022, o ID. BUZZ, a versão 100% elétrica do nosso icónico Pão de Forma. Dentro do Grupo Volkswagen, a VWCV também é a marca líder em condução autónoma e em ofertas de mobilidade, como Mobility-as-a Service e Transport-as-a-Service - áreas nas quais estamos a adequar o futuro da mobilidade. Desta forma, a marca transporta a sociedade do amanhã com todas as suas exigências para uma mobilidade limpa, inteligente e sustentável. É isso que a Volkswagen Veículos Comerciais representa com o seu slogan: Transportamos Sucesso, Liberdade e Futuro.

A SIVA|PHS distribui as marcas Audi, Škoda, SEAT, Bentley, Lamborghini, Volkswagen, Volkswagen Veículos Comerciais e CUPRA em Portugal. Desde 2019, integra o universo da Porsche Holding Salzburg, a maior empresa europeia de distribuição automóvel, subsidiária a 100% do Grupo Volkswagen.

Ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados, informamos que o seus dados de contacto e comunicações estabelecidas são conservados na base de contactos da SIVA|PHS - com sede na Rua do Comércio nº 2, 2050-541 Vila Nova da Rainha - responsável pelo tratamento de dados - a fim de permitir enviar-lhe comunicações profissionais, comerciais e institucionais, incluindo newsletters e press releases, com base no interesse legítimo da SIVA|PHS em enviar tais comunicações e prestar informações no mercado. Os dados serão conservados enquanto se mantiverem as relações profissionais, comerciais e institucionais subjacentes às comunicações e pelo prazo de um ano que se seguir ao seu termo. Os dados integrarão igualmente a base de contactos de empresas participadas da SIVA|PHS e poderão ser tratados por prestadores a quem a SIVA|PHS subcontrate serviços, sempre por sua conta, não havendo qualquer partilha ou cedência de dados a entidades terceiras.

Enquanto titular de dados são-lhe conferidos os direitos de acesso, oposição, retificação, atualização, limitação, apagamento e portabilidade dos seus dados nos termos estabelecidos, em cada caso, na lei, mediante solicitação dirigida para apoio.clientes@siva.pt. Em qualquer momento poderá igualmente apresentar reclamações junto da CNPD relativamente ao tratamento dos seus dados pessoais.