Audi Q4 Sportback 40. Mobilidade elétrica premium nos 50 mil euros
A mobilidade elétrica premium tem novos parâmetros para a Audi. O Q4 Sportback recuperou a capacidade de servir o propósito de um veiculo elétrico, ter chegado ao topo das preferências dos utilizadores e manter-se num preço longe dos exageros. Claro que falamos de um veiculo de 50 mil euros como PVP de entrada, mas se quisermos ter tudo a que “temos direito” precisamos de acrescentar quase mais 10 mil euros. Ainda assim, com um preço final dos 59.900 euros, mantém um valor competitivo para particulares e frotas.
Mas não é apenas o preço de um premium que marca a diferença do Q4 Sportback 40, mas também a eficiência, nomeadamente a nível de autonomia. A nova bateria de 63 kWh, ou 59 kWh, úteis permite uma autonomia de 413 km no Sportback, o que claramente é menos do que a bateria do modelo anterior, mas, ainda assim, tem uma capacidade que permite ligar as principais cidades nacionais sem necessidade de carregamento suplementar. A Audi, entretanto, anunciou que as novas baterias permitem uma potência máxima de carregamento DC de 165 kW, o que permite carregar até 80% da bateria em 24 minutos, o que é muito interessante.
A motorização é eficiente com a opção por um motor síncrono de íman instalado no eixo traseiro, o que permite uma potência de 150 kW ou 204 CV. O consumo WLTP é de 16,4 kWh/100 km, o que o coloca entre os mais económicos nesta categoria, e consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,1 segundos, o que não sendo uma velocidade de desportiva, não deixa de ser rápida. A velocidade máxima está limitada aos 160 km/h para evitar perdas de energia rápidas. Uma novidade para os condutores está no facto de quando pretendam planear as suas próprias paragens de carregamento, poderá ativar manualmente o pré-aquecimento da bateria, sendo que o pré-condicionamento manual é realizado através do MMI que indicam os kW disponíveis para o carregamento rápido da bateria de alta tensão e qual a potência de carregamento adicional disponível, graças ao pré-condicionamento da bateria.
Um outro aspeto que é precisa considerar é a utilização da aplicação myAudi, permitindo aos proprietários verificar o estado dos componentes do veículo, como seja o desgaste das pastilhas ou a capacidade da bateria. Mais. Caso o proprietário ative o alerta de manutenção preditiva e indique o concessionário onde quer ser atendido, este irá contactá-lo para efetuar a marcação na altura mais indicada. Planear o carregamento num fornecedor específico é outra das facilidades que pode encontrar com a app.
Claro que para obter um preço-bomba de 50 mil euros haverá que excluir opções, algumas importantes. A versão ensaiada tinha 9.600 euros de equipamento opcionais, onde se incluía a pintura metalizada, os faróis Led Matrix, o pacote com retrovisores exteriores elétricos e anti-encadeamento automático, ou ainda aos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a câmara traseira de estacionamento, o adaptative cruise control ou ainda o pacote smartphone.
Ficha técnica
Marca: Audi
Modelo: Q4 Sportback 40 Advanced Plus
Potência: 150 kW
Velocidade máxima: 160 km/h
Aceleração dos 0 – 100 km/h: 8,1 segundos
Bateria: 63 kWh
Autonomia: 413 km
Tempo de carregamento em DC até 165 kW: 24 minutos para 80% da bateria
Tempo de carregamento para 155 km: 10 minutos
PVP de entrada: 50.281 euros
PVP da unidade ensaiada: 59.891 euros
Por: Vítor Norinha
#ANECRA #ANECRArevista #Audi #Q4Sportback40 #MobilidadeElétrica #CarroElétrico #CarrosPremium #Sustentabilidade #TecnologiaAutomóvel #AutonomiaElétrica