Image

Dolphin Surf. A BYD em modo relax

A marca automóvel BYD acaba de lançar o 10º modelo em Portugal, o Dolphin Surf. Simpático ao olhar e fácil na condução. É caso para termos uma BYD em formato “férias”, ou em “modo relax”, como se queira.

Estamos perante um veículo 100% elétrico, vocacionado para circular em cidade e que, embora pareça pequeno para quem o vê de fora, é uma surpresa no interior, onde revela espaço.

Tivemos oportunidade de fazer uma experiência dinâmica pelas estradas de Sintra e Cascais, sem pressas, e o resultado foi francamente encorajador. Em termos tecnológicos nada a apontar, com todos os sistemas de ajudas à condução ao nível do segmento superior e acabamos com a boa noticia de um preço convidativo que começa nos 21 mil euros para particulares. E. como nem tudo são rosas, a autonomia começa nos 220 Km para a versão Active e vai aos 322 km na versão Boost, o que significa que é para a cidade, mas se quiser arriscar em autoestrada é uma questão de programar os carregamentos.

Este modelo premiado – foi Carro Urbano Mundial do Ano, nos prémios World Car of the Year - tem 3,99 metros comprimento e 1,72 metros de largura, um modelo adequado para ruas estreitas e pequenos espaços de estacionamento. Esta solução foi possível graças à nova plataforma e-Platform 3.0. Entre os atributos do Surf temos a versatilidade e o sentido desportivo, e muito estudo em termos de design. A marca realça o contorno largo da carroçaria que se eleva ao longo da lateral do modelo para lhe dar um aspeto dinâmico e que é reforçado pelas jantes de 15 ou 16 polegadas, conforme a escolha do utilizador. Outro pormenor de elegância e de estilo é assumido pela opção trabalhada no pilar C, que inclui um elemento de matriz e pontos inspirado em cristais de gelo, e que ajuda a separar visualmente o tejadilho e a criar um efeito que a marca chama de “flutuante”. O spoiler do tejadilho com linha prolongada na traseira, ajuda a limpar o fluxo de ar e melhora a eficiência dinâmica.

A plataforma incorpora a solução da Blade Battery e usa o fosfato de ferro e lítio para maior durabilidade e segurança das baterias.

As duas versões do Dolphin Surf distinguem-se pela capacidade da bateria que pode ser a de 30 kWh e a de 43,2 kWh, sendo que ambas a autonomia elétrica começa nos 220 km e vai até aos 322 km. O modelo com a bateira de 30 kWh possibilita uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11,1 segundos, enquanto a segunda bateria com a versão Boost, precisa de 12,1 segundos para a mesma distância. A versão Comfort é a mais rápida com uma aceleração de 9,1 segundos para se deslocar dos 0 aos 100 km/h. O carregamento consome o tempo a que nos habituámos nos modelos concorrentes, ou seja, cerca de 30 minutos para levar a carga a 80% da capacidade, isto em carregamento DC. Já o carregamento em casa com quadro trifásico de 11 kW em AC demora até cinco horas.

O interior é tecnológico q.b., com o painel de instrumentos a incorporar o ecrã de infoentretenimento, e entre os pormenores está um ecrã tátil rotativo de 10,1 polegadas, a par da conetividade Apple CarPlay e Android Auto. Nas ajudas à condução destacamos o controlo de velocidade de cruzeiro inteligente, a travagem automática de emergência, a assistência à saída da faixa de rodagem e o controlo inteligente de máximos.

As primeiras entregas são esperadas para este verão e, não nos esqueçamos todas as versões estarão equipadas com bancos em pele vegan, e incluem a função V2L que permite usar o veículo como fonte de energia para o portátil.

Ficha técnica
BYD Dolphin Surf
Tração: Dianteira
Velocidade máxima: 150 km/h
Potência do motoro: Entre 65 kWh e 115 kWh
Autonomia elétrica em ciclo WLTP: Entre 220 km e 322 km
Capacidade da bateria: entre 30 kWh e 43,2 kWh
Carregamento DC para 10% a 80% da carga: 30 minutos

Por: Vítor Norinha

#ANECRARevista #ANECRA #BYDDolphinSurf #CarroEletrico #MobilidadeUrbana #CarroDoAno #BYDPortugal #VeiculoEletrico #DesignAutomovel #TecnologiaBYD #BladeBattery #ConducaoEletrica #Sustentabilidade #CarroCompacto #V2L #PrazerDeConducao