Ford Puma, a elegância para a cidade
Puma Gen-E Premium é a versão 100% elétrica de um carro que fez um percurso de sucesso no mercado nacional. Este pequeno SUV prima pela elegância exterior e interior, pela manobrabilidade e pelo estilo, mas peca pela pouca autonomia, que em estrada não irá além dos 330 km reais (a marca publicita 364 km WLTP) e isso deve-se à bateria de 43 kWh líquidos. E, por isso, o Puma é “rei” na cidade onde facilmente ultrapassa os 500 km de autonomia com consumos que não irão superar os 15 kWh. Tem concorrentes fortes que permitem mais autonomia, mas também tem um preço elevado, aliás, todos os carros elétricos têm preços pouco “democráticos” e que neste caso é um pouco superior a 38 mil euros, podendo aproximar-se dos 40 mil euros se incluirmos algum equipamento opcional que faz sentido como sejam o sistema de pré-colisão com câmara e radar, ou o controlo automático de velocidade adaptativa ou ainda a travagem de assistência em macha atrás.
Mas é na aceleração e manobrabilidade em cidade que este crossover bate a concorrência. A curvar é excecional, sempre ajudado pela posição da bateria que lhe permite baixar o centro de gravidade, enquanto na aceleração é rápido, responsivo e os oito segundos que leva dos 0 aos 100 km/h não são uma vantagem ou desvantagem estando a circular em cidade. Em estrada, e não sendo um desportivo, mas antes um carro de família, tem respostas adequadas, com exceção da autonomia que deveria ser um pouco superior. Uma bateria com uma extensão de autonomia não lhe ficaria mal, embora, como é natural, faria aumentar o preço.
Refere a apresentação do Puma que a inspiração vem do Mustang Mach-E, um veículo icónico, e concordamos com a semelhança, nomeadamente no perfil aerodinâmico. Com uma potência de 168 cv ou 12,5 kW e um binário de 290 Nm nada fica ao acaso, a caixa é automática com tração dianteira e apresenta uma velocidade máxima de 160 km, o que é mais do que suficiente para sair de apertos em estrada. Em termos de funcionalidades tem tudo no seu lugar, desde a câmara de visão traseira, os faróis automáticos e nivelação automática, os faróis matrix Led adaptativos ao anti encadeamento, as jantes de liga leve de 18 polegadas, as luzes traseiras Led e o spoiler exclusiva Puma EV. Gostamos menos dos vidros escurecidos, uma vantagem para os passageiros de trás, mas não para os da frente.
No interior, e para além dos dispositivos de segurança e infoentretenimento, o realce vai para o som permitido por colunas de 650 W. A marca de som B&O Performance foi desenvolvida em parceria com a Harman, o que nos dá uma reprodução acústica de alta fidelidade, e que é acompanhada por midwoofers de alta especificação nas portas dianteiras. Enfim, um som envolvente extraordinário para cidade e campo. A Ford tem para o Puma Gen-E um desconto de 4305 euros sobre o preço base e ainda a campanha de apoio à retoma de mais 2460 euros. Estas campanhas estão disponíveis até final do ano.
Por: Vítor Norinha
#ANECRARevista #ANECRA #FordPuma #PumaGenE #CarroEletrico #SUV #Eletromobilidade #CarroCitadino #Autonomia #MobilidadeEletrica #Ford #PumaEV