Maxus Delivery 5. Um furgão para todo o serviço

Image

A chinesa Maxus, do grupo SAIC Motor, representada em Portugal pela Astara, tem uma oferta completa para transporte de mercadorias. Os lançamentos mais recentes foram as elétricas eDelivery 5 e 7, mas a nossa experiência foi feita com a motorização convencional a diesel, até porque pretendíamos fazer uma experiência com algumas centenas de quilómetros e sem tempo de espera nos carregamentos. A opção foi pela diesel Delivery 5, um furgão com uma carga útil até 1200 kg, um volume de 6,6 m3 e com capacidade para transportar euro-paletes de 2,65 metros de comprimento e 1,7 metros de largura.

O resultado do teste foi excelente, tanto em consumos, cerca de 8 litros/100 km, como na grande versatilidade e, sobretudo grande facilidade de carga, com duas portas na traseira a abrirem em ângulo reto, e um grande portão lateral que facilita a ocupação de todo o espaço interior com cargas mais pequenas. Um único senão: o degrau que sai automaticamente aquando da abertura do portão lateral pode revelar-se um obstáculo para quem desconhece o sistema. No nosso caso fomos apanhados de surpresa e levámos com a “pancada”, mas à segunda utilização já estávamos avisados.

O interior com lotação para três pessoas e é a melhor solução para transportadores, com a posição de condução correta e com a ajuda de câmaras para visão da retaguarda. A existência de sensores ajuda nas manobras. O veículo tem outros sistemas de ajuda à condução como a travagem de emergência automática, em caso de obstáculo, e faróis LED que lhe dá uma boa visão noturna. Embora limitado na velocidade máxima, a capacidade de aceleração em vazio é excelente, sobretudo pela reação em situações de ultrapassagem rápida. Preços a começar em cerca de 26 mil euros mais IVA.

Mas as novidades da Maxus centram-se nos modelos elétricos, com a Maxus eDelivery 5 a permitir uma autonomia de 355 km em ciclo combinado WLTP, e que pode subir mais de 120 km em circuito urbano devido à capacidade de regeneração de energia.

Este modelo tem um motor de 120 kW, ou seja, 163 CV, e acelera dos 0 aos 100 km em 10,7 segundos. Em corrente contínua pode “atestar” 80% da bateria em 36 minutos, e em corrente alternada precisa de quatro horas para a carga. Tem as comodidades da conetividade do Apple CarPlus e do Bluetooth, e ainda do cruise control adaptativo. A eDelivery 7 tem um motor elétrico e 150 kW e pode acelerar aos 0 aos 100 km/h em 12 segundos. A autonomia é de 469 km WLTP e os preços começam nos 32 mil e nos 40 mil euros mais IVA, respetivamente. De salientar ainda o lançamento do modelo com motorização convencional na Delivery 7 turbodiesel.

Vítor Norinha
vnorinha@gmail.com

#Maxus #Delivery5 #eDelivery5 #eDelivery7 #Astara #SAICMotor #VeículosComerciais #Furgão #MobilidadeElétrica #TransporteDeMercadorias #SetorAutomóvel #ANECRARevista #ANECRA