Neve e gelo chamam pelo novo Opel Grandland Electric

Image

Chegou no arranque do ano o novo Opel Grandland Electric com tração integral. Com a Europa coberta de neve e Portugal com um período de mau tempo, o que de melhor se pode esperar em termos de proteção do que uma solução de mobilidade e conforto. A resposta vem com o Opel Grandland Electric, um veículo 100% elétrico, dois motores, chassis com tecnologia de amortecimento seletivo de frequência, tração total e 502 km de autonomia em ciclo WLTP.

O inverno pode ser um período de muito trabalho ou das melhores férias do ano, e perante muita chuva ou muita neve há que ter soluções para situações difíceis. Vejamos a motorização com uma potência total de 325 CV e que junta neste sistema de tração integral, o motor elétrico dianteiro de 213 CV de potência, com um motor elétrico adicional de 112 CV de potência para as rodas traseiras. O benefício é visível nas curvas apertadas e ainda nas viagens sinuosas. A ajudar neste conforto e segurança está o binário máximo de 343 Nm à frente e 166 Nm atrás e que permite muita propulsão e que é particularmente eficaz nas ultrapassagens e subidas de montanha. A nível do chassis o que temos é um amortecimento seletivo de frequência que incorpora um segundo circuito hidráulico na câmara do amortecedor para adaptar a força do amortecimento a uma condução confortável em altas frequências. O sistema permite ainda que o carro se mantenha estável durante travagens, nas curvas e em altas velocidades nas autoestradas.

O modo de condição 4WD, ou seja, tração total, é a solução para gelo e neve, sendo que os dois motores funcionam continuamente, com a potência distribuída uniformemente entre as quatro rodas. Em estradas secas a solução de condução pode passa pelo modo sport, normal ou eco, sendo este último o que otimiza o consumo de energia, diminuindo o desempenho do aquecimento e do ar condicionado e limitando a potência e o binário. Numa aceleração forte o motor traseiro e as rodas traseiras são ativadas automaticamente e ambos os motores desenvolvem toda a sua potência.

A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 6,1 segundos, desde que use a tração total e com o coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,278 Cd, é o modelo mais eficiente entre os Grandland já lançados. Com uma bateria de lítio com capacidade utilizável de 73 kWh a autonomia chega aos 502 km e pode, em carregador rápido, levar a capacidade da bateria dos 20% a 80% em 30 minutos. Este veículo possui ainda iluminação adaptativa e antirreflexo Intelli-Lux HD. O consumo oficial é de 18,2 kWh/100 km.

Por: Vítor Norinha
vnorinha@gmail.com