Novo Hyundai NEXO Apresenta 826 km de Autonomia e Abastecimento em Cinco Minutos
O novo Hyundai NEXO, o FCEV (Veículo Elétrico a Célula de Combustível) de segunda geração, chega para estabelecer um novo padrão na mobilidade sem emissões, destacando-se pela autonomia, potência e eficiência energética. A Hyundai reforça a sua liderança em tecnologia a hidrogénio, aproveitando 28 anos de experiência em fuel cell.
O NEXO e a Tecnologia de Propulsão
O novo Hyundai NEXO oferece uma potência total de 190 kW, resultando num aumento significativo face à geração anterior. A autonomia prevista é de 826 km (WLTP), com um tempo de abastecimento de apenas cinco minutos.
Esta evolução deve-se a melhorias no sistema fuel cell (FC) e no sistema de gestão eletrónica de potência (PE). O novo sistema PE duplicou a potência da bateria de 40 kW para 80 kW. A pilha fuel cell tornou-se mais eficiente, com uma potência bruta máxima de 110 kW (mais 16% que os 95 kW anteriores) e potência líquida de 94 kW (mais 11% que 85 kW).
O motor elétrico aprimorado oferece 150 kW, reduzindo a aceleração dos 0 aos 100 km/h para 7,8 segundos, menos 1,4 segundos que a geração anterior. O sistema de armazenamento de hidrogénio aumentou a sua capacidade para 6,69 kg (face aos 6,33 kg anteriores), sem comprometer o espaço interior. O modelo integra ainda melhorias de desempenho em baixas temperaturas e uma nova função "Wake Up" anti-congelamento.
Dinâmica de Condução e Versatilidade
O novo NEXO eleva a experiência de condução através de tecnologias como o e-Handling e o Sistema Inteligente de Recuperação de Energia (SRS). O e-Handling utiliza o controlo de binário do motor para otimizar a aderência e a estabilidade. O SRS ajusta automaticamente a regeneração com base em dados de navegação, proximidade de veículos e informações cartográficas.
Nas versões para o mercado europeu, o novo Hyundai NEXO torna-se o primeiro FCEV com capacidade de reboque, permitindo transportar até 1.000 kg.
Design, Conforto e Segurança
O novo NEXO adota a linguagem de design "Art of Steel", que conjuga resistência com uma estética moderna. O design exterior é marcado pela estrutura sólida, linhas fortes e pelos distintivos faróis "HTWO", refletindo a visão "Hydrogen for Humanity" da Hyundai.
O habitáculo, mais espaçoso graças ao aumento das dimensões do veículo , oferece o ambiente Premium Relaxation Seats na dianteira. A sustentabilidade foi uma prioridade, utilizando materiais ecológicos como pele bio-processada, tecido PET reciclado e plásticos automóveis reciclados.
O modelo foi desenvolvido para alcançar as mais altas classificações nos principais programas de segurança internacionais. Conta com uma estrutura reforçada, nove airbags , e os mais recentes sistemas ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor). A rigidez estrutural foi incrementada com aço estampado a quente e materiais de alta resistência.
Conectividade e Inovações
A bordo, o sistema Connected Car Navigation Cockpit (ccNC) integra dois ecrãs curvos de 12,3 polegadas, com suporte para atualizações over-the-air (OTA), Apple CarPlay e Android Auto sem fios. O head-up display (HUD) projeta informações essenciais no para-brisas, reduzindo distrações.
O novo NEXO dispõe da função vehicle-to-load (V2L), permitindo alimentar dispositivos eletrónicos dentro ou fora do veículo. Outras inovações incluem:
• Espelho retrovisor digital (DCM) e espelhos laterais digitais (DSM).
• Dash Cam com gravação dianteira e traseira.
• Autenticação por impressão digital para arranque biométrico.
• Digital Key 2, compatível com smartphones e wearables, com suporte para até 15 dispositivos.
O lançamento global do novo Hyundai NEXO está previsto para o início de 2026. O modelo estará disponível no mercado europeu a partir do início de 2026, mas a comercialização em Portugal ainda não está prevista.
#ANECRARevista #ANECRA #HyundaiNEXO #MobilidadeHidrogénio #FCEV #Hyundai #TecnologiaAutomóvel