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Mercado de automóveis usados em Portugal segue tendência europeia: automóveis mais antigos ganham terreno e elétricos têm desafios

O mercado de automóveis usados em Portugal espelha as tendências europeias, com uma reconfiguração notória na procura e oferta. Segundo o Observatório INDICATA de maio de 2025, os veículos usados com menos de dois anos perdem quota de mercado, representando atualmente cerca de um terço das vendas totais na Europa, e Portugal, Dinamarca, França e Suécia registam um abrandamento neste segmento.

Mudança na procura em Portugal

Em Portugal, a preferência dos consumidores desloca-se para veículos mais antigos, especialmente aqueles com mais de cinco anos. Apesar da recuperação da produção automóvel e do fluxo constante de veículos seminovos, as vendas destes modelos mais recentes estão a abrandar, refletindo um excesso de oferta que não encontra correspondência na procura dos consumidores.

Híbridos Avançam, Elétricos Persistem nos Desafios

No panorama europeu, incluindo Portugal, os veículos a gasolina e os híbridos ligeiros continuam a liderar as vendas. Os veículos elétricos (BEV e PHEV) mantiveram vendas estáveis na faixa dos 3 a 4 anos, mas os modelos mais recentes apenas agora começam a dar sinais de recuperação do interesse. No entanto, os BEV permanecem como a categoria menos atrativa na maioria dos mercados, em particular no segmento comercial ligeiro, onde as carrinhas elétricas com menos de quatro anos enfrentam um elevado Market Days’ Supply (MDS) de 155 dias.

Portugal destaca-se ligeiramente neste cenário. Embora a venda de veículos elétricos continue a ser um desafio, o país, com a Suécia e o Reino Unido, figura entre os poucos mercados onde os BEV estão a escoar-se de forma um pouco mais célere, indicando uma cautelosa, mas crescente, recetividade dos consumidores portugueses em determinadas condições.

Motores de combustão mantêm a liderança

No que toca à atratividade do mercado, os veículos híbridos continuam a ter um bom desempenho, especialmente no segmento intermédio. Contudo, uma inversão de tendência desde o início do ano mostra que os automóveis a gasolina lideram agora entre os modelos mais recentes. Esta preferência persistente pelos motores de combustão é uma tendência comum em vários mercados europeus, mesmo face ao avanço da eletrificação.

Elétricos em Queda e Preços da Gasolina sob Pressão em Portugal

Os índices de preços no retalho mantiveram-se estáveis para a maioria dos tipos de combustível em abril. A exceção são os veículos elétricos, que registaram uma quebra de 2,8 pontos desde janeiro de 2025, embora o ritmo de descida tenha abrandado. Em Portugal, tal como na Alemanha e na Suécia, os preços dos automóveis a gasolina sofreram uma ligeira redução, contrastando com outros mercados onde se mantiveram estáveis ou até aumentaram.

Entre os modelos mais vendidos na categoria até quatro anos, destacam-se o Volkswagen Golf, o Peugeot 208 e o Toyota Corolla, mantendo a sua forte popularidade em Portugal. O Tesla Model 3 também se destaca entre os elétricos de venda mais rápida, beneficiando de uma política de preços agressiva e de uma confiança crescente dos consumidores.

Desafios de um Mercado em Reconfiguração

À medida que Portugal e o mercado europeu se adaptam à normalização da oferta pós-pandemia e à transição gradual para a mobilidade elétrica, é crucial que retalhistas, operadores de frotas e concessionários se mantenham atentos ao envelhecimento do stock, às tendências de preços e às preferências de combustível para acompanhar eficazmente o rápido comportamento dos consumidores.

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Para mais informações, o relatório mais recente do Observatório INDICATA pode ser descarregado em: link