Sinais de Mudança: O Mercado de Usados Europeu Reencontra o Equilíbrio e Aposta na Eletrificação

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O mais recente "Observatório INDICATA", referente ao mês de Agosto de 2025, revela uma transformação profunda e acelerada no mercado de veículos usados na Europa, onde a eletrificação assume o protagonismo, enquanto os motores de combustão interna perdem terreno. Este estudo, focado no primeiro semestre do ano, aponta para um mercado que, apesar das quedas nas novas matrículas de veículos Diesel (-28%) e a gasolina (-21%), encontra um novo ponto de equilíbrio, impulsionado pelo crescimento expressivo dos veículos elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV). As novas matrículas Diesel e gasolina recuaram 630 mil unidades.

Os dados são claros: as vendas de BEVs e PHEVs avançaram 22% e 19,5%, respetivamente, num semestre que viu a Turquia destacar-se, quase duplicando a sua quota de mercado de BEVs, passando a ser o quarto maior mercado europeu neste segmento. Este crescimento robusto dos eletrificados reflete-se na melhoria do “Market Days’ Supply” (MDS) dos BEVs com menos de dois anos, que melhorou cerca de 20 pontos percentuais face ao ano anterior, um sinal de que estes veículos vendem-se mais rapidamente. Os híbridos plenos também se destacam, assumindo a liderança entre os veículos jovens usados, um nicho impulsionado por marcas asiáticas.

As correções de preço abrandaram, com quedas médias de 3 a 4 pontos no índice de preços, um cenário menos acentuado do que a queda de 5 a 7 pontos verificada em 2024. Contudo, as assimetrias persistem, com países pequenos e "EV-heavy", como a Dinamarca, Holanda e Bélgica, a sentirem correções mais pronunciadas. Já a Itália e a Polónia enfrentam um excesso de oferta em modelos a gasolina e full hybrids. No segmento dos comerciais ligeiros, a tendência de eletrificação também se faz sentir, com a queda de 13,2% nas novas matrículas no primeiro semestre (puxada principalmente pelos Diesel, com -16,5%) a já ter impacto no mercado de usados. A quota de veículos comerciais elétricos (eLCV) com menos de dois anos subiu de cerca de 6% em 2023 para quase 10%. No entanto, o MDS dos eLCV com menos de quatro anos é de 148, o que é problemático.

No que diz respeito aos modelos mais procurados, a Tesla mantém a liderança entre os BEVs usados: o Model 3 e o Model Y vendem rapidamente, com um MDS pouco acima de 30. No universo dos motores de combustão interna (ICE), o MG HS ronda a marca dos 40. Entre os veículos com até quatro anos, os destaques de volume vão para o Volkswagen Golf, o Peugeot 208 e o VW T-ROC. Já entre os modelos que se movem mais rápido no mercado, a lista é encabeçada pelo Tesla Model 3, Tesla Model Y e MG HS/EHS.

Apesar do otimismo e da melhoria estrutural do mercado, Andy Shields, Diretor Global do INDICATA, vaticina que o alívio no volume de veículos com 3 a 4 anos só é esperado para 2027, refletindo a queda nas matrículas registada em 2024. O mercado de usados europeu está, assim, a redefinir-se, com a eletrificação a ditar as novas regras e a moldar o futuro do setor.

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