Baterias do Nissan LEAF ganham segunda vida com iniciativa Pioneer no maior aeroporto de Itália
A Nissan, através da sua divisão Nissan Energy, está a contribuir ativamente para os objetivos de neutralidade carbónica do Aeroporto de Roma Fiumicino (ADR), o principal centro de transportes internacionais de Itália. Esta iniciativa envolve a integração de baterias de veículos Nissan LEAF em fim de vida num Sistema de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS) de ponta.
O projeto, denominado "Pioneer" e cofinanciado pelos Fundos de Inovação da União Europeia, insere-se na ambição do ADR de alcançar emissões líquidas nulas até 2030. Demonstra, de forma clara, o potencial da tecnologia de veículos elétricos (EV) em fim de ciclo de vida para fornecer energia limpa e flexível, expandindo a sua utilidade para além do contexto automóvel.
Contribuição da Nissan para o sistema de armazenamento
O BESS em questão possui uma capacidade total de 10 MWh de eletricidade. A Nissan forneceu 84 baterias de segunda vida de veículos Nissan LEAF, totalizando 2,1 MWh de armazenamento de energia. Estas baterias foram integradas pela Loccioni, empresa responsável pela sua harmonização no Sistema de Armazenamento de Energia da Enel.
As baterias reutilizadas provêm de modelos Nissan LEAF de Geração 3 (30 kWh) e Geração 4 (40 kWh), originárias de veículos com elevada quilometragem ou devoluções de garantia. Foram submetidas a um rigoroso processo de recondicionamento para assegurar o cumprimento de estritas normas de segurança e desempenho. A Nissan estima que estas baterias de segunda vida poderão operar no aeroporto por um período superior a 6 a 7 anos, mesmo com utilização diária intensiva.
Integração com energia solar e impacto ambiental
O sistema Pioneer está diretamente conectado a um parque solar composto por 55.000 painéis fotovoltaicos. Prevê-se que este parque gere 31 GWh de energia renovável por ano, fornecendo eletricidade fiável e limpa aos terminais do aeroporto, além de serviços flexíveis à rede do aeroporto.
Soufiane El Khomri, Diretor de Energia da Nissan para a região de África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia (AMIEO), sublinhou a relevância do projeto: "Este projeto não só demonstra a viabilidade a longo prazo de baterias de veículos elétricos reutilizadas em ambientes exigentes, como também sublinha o compromisso da Nissan para com a gestão sustentável de baterias em fim de vida". O Diretor acrescentou ainda que a equipa da Nissan está envolvida na integração técnica das baterias, na simulação da sua vida útil e na garantia do seu desempenho, assumindo total responsabilidade pela sua reciclagem ao fim da vida útil neste projeto.
Precedentes de sucesso e visão futura
A Nissan possui um histórico de colaborações bem-sucedidas com a Loccioni e a Enel, com projetos de armazenamento de energia similares, como o Melilla ESS em Espanha e o sistema Nomadic Lab ESS, que já comprovaram a eficácia e fiabilidade da tecnologia de baterias de segunda vida da Nissan no fornecimento de soluções de energia estável e renovável.
El Khomri realçou a visão da empresa: "Estamos a transformar potenciais resíduos em valiosos ativos energéticos. A nossa estratégia de reutilização não só apoia projetos industriais de grande escala, como o Aeroporto de Roma Fiumicino, como também mostra o potencial para utilização em casa, como apoio durante cortes de energia". Concluiu afirmando: "À medida que continuamos a aumentar a reutilização e a reciclagem de baterias, estamos a avançar na nossa missão mais alargada para um futuro mais limpo e mais eficiente em termos energéticos".
Enrico Loccioni, Presidente e fundador da Loccioni, comentou sobre a iniciativa: "Com a Pioneer, construímos uma ponte entre dois mundos a caminho da descarbonização: energia e mobilidade. No centro está sempre a qualidade – das pessoas, dos projetos, das inovações – que é outra forma de dizer sustentabilidade".
Esta iniciativa conjunta sublinha o papel transformador da reutilização de baterias de veículos elétricos na transição energética e na promoção de uma economia circular.
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