Feliz mudança na KGM Torres EVX

Image

Um grande nome no mercado europeu que, em boa altura, substituiu a antiga denominação sul coreana que não cativava, a extinta SsangYong. Hoje é KGM e o modelo Torres EVX é um SUV 100% elétrico e que prima pela qualidade, bom gosto e uma resposta de primeiro nível em termos de motorização. Talvez, um senão, e que é capacidade de autonomia da bateria que dos 460 km anunciados não irá além dos 350/400 km em autoestrada a circular devagar.

Este é um veículo que prima pelo conforto e segurança e não pela velocidade até porque o motor de 150 kW, o equivalente a 204 cv, permite uma boa reação em estrada, tipo um “devorador de alcatrão”, mas não prima pelo exagero de reação, tendo em conta que dos 0 aos 100 km/h são necessários 8,1 segundos. Em contraste, tem pontos fortes a nível de conforto e suavidade, que é permitida pelo baixo centro de gravidade da bateria e por uma suspensão afinada para absorver os defeitos tradicionais das nossas estradas.

Vamos ao interior. Dimensões generosas, sem dúvida, conforto perante uma potência elétrica linear e motor que é suficiente se se mantiver as velocidades autorizadas. É o indicado para viagens grandes, com cinco lugares generosos. A carroçaria revela algum rolamento quando em curvas fechadas e com velocidade exagerada e, por isso, é um veículo para ser conduzido com suavidade. Claro que se o veículo tivesse tração integral, a conversa seria outra, mas fica a sugestão para uma nova geração do Torres EVX. A capacidade para carregar em DC (carregamento rápido) até 120 kW é uma boa opção para autoestrada, pois a autonomia segura fica longe da anunciada, tanto mais que é difícil manter uma velocidade constante e baixa. Pena esta bateria de 73,4 kWh não ter maior capacidade para carregamento mais célere.

De qualquer forma neste carregamento DC é possível levar a bateria até uma carga de 80% em menos de 40 minutos. Um pormenor interessante é a garantia da bateria que se estende por 10 anos, ou em alternativa, por um milhão de km percorridos e que utiliza a tecnologia de lítio, ferro e fosfato, o que lhe dá resiliência a muitos ciclo de carga/descarga. Em termos de condução o Torres EVX está num nível elevado, muito próximo dos níveis superiores da mobilidade elétrica. No interior existem todas as funcionalidades de ajudas à condução e à assistência que são necessárias, talvez com alguma ambição de estar num nível superior, mas que é perfeitamente enquadrável no nível de preço dos quase 46 mil euros. Aliás, em termos de preço o veículo é competitivo relativamente à concorrência.

Ficha técnica
Marca e modelo: KGM Torres EVX
Potência: 152 kW/207 cv
Binário máximo: 339 Nm
Bateria: LFT com 73,4 kWh de capacidade
Autonomia oficial em ciclo WLTP: 460 km
Consumo combinado WLTP: 18,7 kWh/100 km
Carga normal: 11 kW em 7,45 h
Carga rápida: Até 120 kW em 37 minutos
PVP empresas: 31.290 euros + IVA
PVP particulares: 45.900 euros

Por: Vítor Norinha
vnorinha@gmail.com

#ANECRA #ANECRArevista #KGM #KGMTorresEVX #CarrosElétricos #SUV #MobilidadeElétrica #VeículosElétricos #Autonomia #TecnologiaAutomóvel