Após um ligeiro aumento em janeiro, o mercado online de veículos usados B2C de fevereiro viu o diesel regressar à sua trajetória descendente, com a sua quota de mercado a cair para 51,81%, enquanto a quota da gasolina subiu para 31,44%. Os BEVs tiveram um bom desempenho em comparação com muitos outros mercados europeus, ocupando 6,22% do mercado, apenas uma fração atrás dos 7,0% alcançados pelos PHEV/HEV. Os MHEV representam os restantes 3,53% da quota de mercado.
Contudo, a quota de mercado do gasóleo é favorecida pelo seu domínio no mercado dos veículos comerciais. Se nos concentrarmos apenas nos automóveis de passageiros, a quota do gasóleo desce para 24,01%, em comparação com 43,87% para a gasolina, com os PHEV/HEV a 11,7% e os BEVs a 11,3% a aproximarem-se rapidamente.
A análise do mercado online B2C para automóveis de passageiros com menos de dois anos mostra que o mercado está dividido em dois segmentos claros.
O primeiro é o domínio total da gasolina, que representou 52,34% das vendas. A outra metade do mercado está dividida equitativamente entre o gasóleo, com uma quota de mercado de 14,54%, o PHEV/HEV, com 11,9%, o MHEV, com 10,82%, e o BEV, com 10,4%.
Leia aqui o artigo do Observatório Indicata, inserido na edição da ANECRA Revista Web de Março.
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