Barómetro Standvirtual Procura de veículos elétricos usados sobe 96% em fevereiro face ao ano passado, com a oferta a crescer também 119%

Barómetro Standvirtual Procura de veículos elétricos usados sobe 96% em fevereiro face ao ano passado, com a oferta a crescer também 119%

O Standvirtual, divulga o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de fevereiro de 2024.

«Conseguimos observar, no mês de fevereiro, uma ligeira diminuição da procura no mercado dos usados. No entanto, a procura por elétricos vai no sentido oposto, continuando a crescer, quando comparamos este mesmo período com o ano anterior. Este crescimento deve-se ao facto do mercado português estar bastante recetivo à eletrificação, mas também por haver mais oferta disponível, uma consequência das vendas significativas de elétricos novos nos últimos anos e que estão a chegar agora ao mercado de usados em maior volume», explica Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

No mês de fevereiro, verifica-se um crescimento de +10% na oferta do total de veículos usados, juntamente com um decréscimo geral de -2% na procura, em relação ao período homólogo de 2023. A recuperação sente-se sobretudo nas marcas de luxo, com a oferta a aumentar +19% e a procura a aumentar +14%.

COMBUSTÍVEL

  • Os veículos elétricos (+96%) são os que registam um maior aumento da procura em fevereiro face ao ano passado, no mercado de usados. No que diz respeito à oferta, o maior crescimento é dos elétricos (+119%), em relação ao período homólogo de 2023.
  • A oferta de carros a gasolina cresce (+21%) face ao mesmo mês do ano anterior. Já a procura aumenta ligeiramente nos automóveis a gasolina (+3%) em relação ao período homólogo. No que diz respeito aos carros a diesel, esta é a única tipologia que apresenta uma diminuição da oferta e da procura (-2% e -14%, respetivamente).
  • Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina, Híbridos a Diesel e Híbrido Plug-in representam cerca de 16% da procura e cerca de 15% da oferta, em fevereiro.
  • Diesel (56%) e Gasolina (27%) mantêm-se as tipologias mais procuradas.
  • Em fevereiro, veículos a gasolina são a única tipologia de combustível com maior oferta de anúncios (cerca de 32%) do que procura. Nas restantes, a procura é igual ou inferior à oferta.

PREÇOS

  • Veículos acima de 30.000€ e entre 15.000€ a 30.000€ revelam um aumento de procura (+10% e +3%, respetivamente) em fevereiro, face ao mesmo período do ano passado. Já nos veículos abaixo de 15.000€, a procura desce em comparação ao período homólogo do ano anterior (-9%).
  • A oferta aumenta nos veículos acima de 30.000€ (+23%), nos veículos de 15.000€ a 30.00€ (+10%) e nos veículos abaixo de 15.000€ (+6%).
  • A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações em fevereiro (38%) e de anúncios (55%).

ANO DE MATRÍCULA

  • A procura cresce nos carros de 1 a 3 anos (+20%) e nos veículos até 1 ano (+8%), face a fevereiro do ano passado. Já nos veículos de 10 a 15 anos, entre 3 a 5 anos e nos automóveis de 5 a 10 anos a procura diminui em relação ao mesmo período do ano anterior (-16%, -3% e -2%, respetivamente).
  • A oferta revela crescimento comparativamente ao mesmo mês de 2023 nos veículos de todos os intervalos de idade, exceto nos automóveis de 3 a 5 anos (-8%) e nos carros entre 10 a 15 anos (-1%).
  • Carros com matrícula entre 2017 e 2018 são os mais visualizados em fevereiro (cerca de 9,5%), seguidos dos carros matriculados em 2020 e 2021 (cerca de 7,8%).

SEGMENTO E MARCA

  • Em fevereiro, a procura cresce nos SUV (+16%), nos citadinos e nos sedan (cerca de +4% em ambos os segmentos) e coupe (+1%) face ao mesmo mês do ano passado. Nos restantes segmentos a procura desce, sobretudo nos pequenos citadinos (-53%). Já a oferta aumenta particularmente nos SUV (+28%) e nos citadinos (+13%).
  • SUV (23%), carrinhas (18%), citadinos e utilitários (16% em ambos) são os segmentos mais procurados em fevereiro. A oferta é maior e supera a procura nas categorias de SUV (26%), carrinhas e utilitários (cerca de 18% nos dois segmentos).
  • A BMW (13,3%), a Mercedes-Benz (12,6%) e a Peugeot (7,9%) são as marcas mais procuradas em fevereiro. No que diz respeito às marcas mais anunciadas, estas são a Mercedes-Benz (12%), a BMW (10,8%) e a Peugeot (10%).
  • Os carros mais procurados em fevereiro, por intervalo de preços, foram o Mercedes-Benz Classe C nas categorias abaixo dos 5.000€, dos 10.000€ aos 25.000€ e acima dos 40.000€; o BMW Serie 3 na categoria dos 5.000€ aos 10.000€; e o Tesla Model 3 dos 25.000€ aos 40.000€.
  • Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, Renault Zoe e o BMW Serie i, em fevereiro.

#anecrarevista #mercadousados #standvirtual #olxgroup #anecra #atualidade #comprarcarro