A Bridgestone EMEA (Bridgestone), o Grupo BB&G (BB&G) e a Versalis (Eni) anunciam a assinatura de um acordo destinado a estabelecer um ecossistema de ciclo fechado para transformar pneus em fim de vida em novos pneus. Este acordo reunirá a inovação, experiência e competências tecnológicas das três empresas, com o objetivo de desenvolver um modelo para a criação de uma cadeia de abastecimento escalável e cada vez mais sustentável.
De acordo com o projeto Tire Industry Project do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), cerca de mil milhões de pneus atingem o fim da sua vida útil todos os anos. A Bridgestone, a BB&G e a Versalis procuram uma solução que ofereça formas inovadoras e mais responsáveis, do ponto de vista ambiental, para aumentar a sustentabilidade no sector da borracha sintética contribuindo para maximizar o ciclo de vida completo de um pneu. A parceria entre as três empresas contribuirá para alcançar os seus objetivos ambientais.
Os pneus em fim de vida (ELTs) serão transformados, através de pirólise, em óleo de pirólise de pneus (TPO), para criar elastómeros de alta qualidade, comparáveis aos obtidos a partir de matérias-primas tradicionais, para a produção de novos pneus. A colaboração entre as três empresas visa impulsionar o desenvolvimento da tecnologia de pirólise e do TPO, assim como escalar o mercado de polímeros como um recurso circular valioso para novos pneus. A parceria irá tirar partido do processo termomecânico de pirólise da BB&G para reciclar pneus em fim de vida em escala comercial.
A BB&G construiu e operou duas gerações de unidades piloto nos últimos 10 anos e, recentemente, comissionou a sua primeira unidade comercial de produção de pirólise de pneus para validar a viabilidade e a qualidade dos resultados do processo. A unidade de TPO da BB&G, localizada em Fátima, Portugal, está em pleno funcionamento desde 15 de julho de 2024. Nos próximos meses, uma primeira quantidade de óleo da BB&G será utilizada nas plantas da Versalis para fabricar os elastómeros circulares que a Bridgestone usará para criar um primeiro lote de pneus no início de 2025. A unidade comercial de TPO da BB&G ajudará a melhorar o ecossistema circular dos pneus e terá um papel crucial na facilitação da circularidade global dos pneus.
A Versalis, empresa química da Eni, tem desenvolvido tecnologias e processos circulares através da reciclagem de polímeros, incluindo reciclagem mecânica e química complementares. A empresa também está envolvida na diversificação de matérias-primas, utilizando tanto fontes renováveis como matérias-primas secundárias. Através desta colaboração e com base na sua própria experiência tecnológica em materiais reciclados, a Versalis integrará o óleo de pirólise da BB&G na sua cadeia de abastecimento, expandindo assim a gama de produtos Balance® – com certificação ISCC PLUS. Os elastómeros da Versalis são projetados para garantir alto desempenho. A Bridgestone, líder global em pneus e soluções de mobilidade sustentável, pode transformar esses elastómeros em pneus com uma maior percentagem de borracha obtida a partir de matéria-prima secundária.
Como parte da colaboração, as três empresas irão trabalhar juntas para investigar e concretizar as melhores soluções técnicas para estabelecer um ecossistema bem-sucedido para a reciclagem de pneus em fim de vida em larga escala.
Laurent Dartoux, Presidente do Grupo Bridgestone EMEA e Líder da Iniciativa Global de Sustentabilidade da Bridgestone Corporation, explica: “Na Bridgestone, estabelecemos a meta de trabalhar com 100% de materiais sustentáveis até 2050, e a reciclagem e reutilização de produtos é uma parte importante deste objetivo. A parceria com líderes da indústria, como o Grupo BB&G e a Versalis, para pesquisar, implementar e superar o desafio da reciclagem de pneus, contribuirá para atingir essa meta. A colaboração também apoia o compromisso corporativo E8 da Bridgestone, juntamente com a nossa iniciativa global EVERTIRE, que se concentra na cocriação de novas formas e mais responsáveis ambientalmente de maximizar o ciclo de vida completo dos nossos pneus.”
Adriano Alfani, CEO da Versalis (Eni), comentou: “Em linha com a nossa estratégia de circularidade, desenvolvemos soluções de baixo carbono que se encaixam perfeitamente na cadeia de valor que estabelecemos com os nossos parceiros industriais Bridgestone EMEA e Grupo BB&G. Este acordo visa proporcionar o máximo valor aos nossos clientes e um impulso inovador à indústria de pneus, reforçando o nosso compromisso com uma mobilidade mais sustentável.”
Germano Carreira, CEO da BB&G, concluiu: “Esta parceria estratégica com líderes da indústria como a Bridgestone e a Versalis é um grande passo para alcançar o nosso objetivo visionário de acelerar a reciclagem de pneus em todo o mundo. Confirma o valor da nossa tecnologia patenteada e reconhece a persistência que nos trouxe a este ponto crucial, permitindo-nos expandir a nossa tecnologia em diferentes regiões. Esta colaboração não se trata apenas de avançar os nossos produtos; é um esforço conjunto para aumentar a circularidade na indústria, alinhando-se com os objetivos globais de sustentabilidade.”
#anecrarevista#reciclagem#anecra#pneus#atualidade#Bridgestone#bridgestonetires