Como é que as temperaturas elevadas afetam a condução? O calor excessivo pode aumentar até 25% a possibilidade de sofrer um acidente rodoviário, já que uma leitura do termómetro superior a 35ºC no interior de um veículo pode representar um risco semelhante ao de estar sob o efeito de uma taxa de alcoolemia entre 0, 5 gr/l e 0,8 gr/l, com base em dados da Fundação para a Segurança Rodoviária (FESVIAL) relativos à primeira vaga de calor do verão de Espanha.
A Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos, por todas estas razões, aconselha todos os condutores a terem o ar condicionado do seu automóvel em ótimo estado de funcionamento. Ações muito simples, tais como a mudança do filtro do habitáculo e o recarregamento do gás do sistema de ar condicionado, podem salvar vidas.
Filtro de ar do Habitáculo: função e quando o substituir
No caso da substituição do filtro de ar do habitáculo – cuja principal função é filtrar as partículas externas que possam poluir o ar do exterior, garantindo a melhor qualidade do ar no interior do veículo – trata-se de uma tarefa simples e pouco dispendiosa, que custa, normalmente, entre 15 e 30 euros.
Na grande maioria dos veículos, os fabricantes recomendam a substituição deste componente a cada 20.000 quilómetros ou se ficar entupido, o que pode acontecer no final da primavera, após três meses em que o pólen e outras partículas ficam impregnadas no filtro. Um filtro entupido significa que o ar condicionado está a funcionar a meio gás ou quase não funciona.
Então, quais são os sinais de que é altura de substituir o filtro de ar do habitáculo? O sinal mais comum e percetível de que o filtro precisa de ser substituído é um mau cheiro quando o ar condicionado ou a ventoinha estão ligados, altura de ir à oficina para o substituir. Desta forma, evita-se respirar o ar e ter de suportar os maus cheiros durante a condução. Especialmente durante os meses de verão, quando o ar condicionado é mais utilizado.
Outro sinal de que está na altura de mudar é o fraco fluxo de ar da ventoinha do carro. Se, ao ativar a ventoinha, notar que o ar não sai tão forte ou regular como habitualmente, é muito provável que a causa seja um filtro de ar do habitáculo cheio de gordura que deixou de desempenhar corretamente a sua função. É prática comum dos fabricantes de veículos recomendarem a sua substituição todos os anos.
Recarga de gás do sistema de ar condicionado: quando o fazer
Um outro elemento que também influencia o desempenho do ar condicionado é o facto de este ficar simplesmente sem gás, o que torna uma viagem longa numa verdadeira provação. Dependendo do tipo de gás utilizado no veículo, o custo de uma operação de reabastecimento de gás pode variar entre 60 e 250 euros. O tempo necessário para um carregamento completo de gás é de apenas uma hora.
No entanto, existem sinais claros de que a pressão do gás no sistema de ar condicionado é insuficiente e que deve ser recarregada a quantidade correta. Para verificar o seu estado, o ar condicionado deve ser ligado e, se não sair ar frio, se o fizer com pouca potência ou se o ar condicionado não conseguir desembaciar os vidros em tempo frio (também é utilizado para esta função), o gás deve ser recarregado.
Por último, a Euromaster recorda aos condutores que o calor e as temperaturas elevadas aumentam o risco de fadiga e de redução dos reflexos ao volante. Por esta razão, é importante controlar a temperatura no interior do habitáculo para que se mantenha estável em torno dos 22 graus Celsius, um valor que é precisamente o mais aconselhável para uma utilização eficiente do sistema de ar condicionado.
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