Ajudar os revendedores a melhorar a precisão das avaliações de veículos usados é o objetivo da nova funcionalidade para Portugal do INDICATA.
Portugal lançou uma nova funcionalidade na sua ferramenta de inteligência do mercado de veículos usados: INDICATA. “Equipamentos e Opções” ajudará os revendedores a melhorar a exatidão das suas avaliações de retomas e a fixar o preço de forma mais adequada ao seu stock de usados, de modo a serem competitivos.
“O equipamento opcional do veículo pode ter um impacto significativo no seu valor de usado. Impacto este que pode variar não só pelo equipamento em si, mas, também, pelo segmento onde esse equipamento está presente”, começa por explicar o INDICATA.
E dá um exemplo: “É vital considerar, de forma distinta, uma mesma opção num veículo de segmento premium ou num veículo utilitário. A nova funcionalidade do INDICATA não só faz isso, como dá, também, aos retalhistas o verdadeiro valor de uma opção baseada nos milhares de veículos que o INDICATA avalia todos os dias”.
Mais: “A abordagem do INDICATA permite que os retalhistas comparem os seus veículos usados com veículos equipados com opções semelhantes à venda no mercado, garantindo que a sua avaliação e o preço de retalho são competitivos”, pode ler-se no comunicado.
Esta abordagem é possível utilizando o vasto conhecimento nacional da equipa do INDICATA sobre o mercado dos usados e contrapõe-se a metodologias utilizadas por plataformas concorrentes, que adoptam a mesma percentagem fixa de depreciação sem considerar as mudanças das condições de mercado.
Valor em tempo real
O stock de veículos usados de cada retalhista é, automaticamente, identificado, incluindo os níveis de equipamento e opções, garantindo que os valores sejam sempre baseados no último movimento de preços de mercado.
“Desta forma”, revela o INDICATA, “os retalhistas têm um valor em tempo real dos veículos usados que dispõem em stock, sendo um grande benefício quer para os grandes grupos de concessionários, com uma grande diversidade de marcas representadas, quer para os grandes operadores de usados, onde os preços são competitivos e as margens de lucro limitadas”.
Geralmente, quanto mais elevado for o valor do veículo, maior é a quantidade de equipamento opcional que este dispõe, o que significa que, se a avaliação do retalhista for imprecisa, corre-se o risco de subavaliar a retoma e comprometer a venda. Por outro lado, se o retalhista sobreavaliar o veículo, ao vendê-lo no mercado particular corre o risco de perder milhares de euros.
“A tendência atual aponta para que os consumidores queiram conduzir veículos personalizados. Historicamente, esta tendência apenas era observada nos veículos premium. Mas, agora, muitas marcas generalistas diferenciam os seus modelos com inúmeras opções de equipamentos”, afirma Miguel Vassalo, country director da Autorola Portugal.
E conclui: “Isto tem levantado dificuldades acrescidas aos retalhistas no processo de avaliação e é exatamente aqui que a nova funcionalidade de que dispomos leva as avaliações de usados para o nível seguinte. Não estamos a trabalhar com médias, mas a avaliar cada nível de equipamento e opção exatamente pelo valor que o mercado lhe atribui, em tempo real”.