Dada como certa em Valência, Espanha, a localização da próxima Gigafactory da Tesla na Europa volta a estar em aberto.
Há duas semanas surgiram rumores de que a Tesla estava em negociações com o governo regional de Valência, em Espanha, para a construção de uma nova Gigafactory, que iria representar um investimento superior a 4,5 mil milhões de euros.
Tudo fazia crer que as negociações com a Generalitat Valenciana estavam praticamente fechadas. Mas agora, não só as negociações caíram por terra como a ideia da Tesla construir uma Gigafactory em Valência está totalmente descartada.
Pelo menos são essas informações que chegam de Ximo Puig, presidente da Generalitat Valenciana, que de acordo com o diário regional “Economía Digital Comunidad Valenciana” terá dito que tudo se deve a “uma fuga de informações interna que irritou a Tesla”.
Tal como sempre acontece nestas situações, as negociações entre a Tesla e o governo regional de Valência tinham um carácter confidencial, que de acordo com a construtora liderada por Elon Musk terá sido violado.
A AutoBild também dá eco a esta notícia e acrescenta que “algumas declarações” não caíram bem à Tesla, “criando um problema nas negociações e terminando com um desacordo firme”.
De acordo com a referida publicação espanhola, Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, também não terá ajudado, uma vez que ficou fora das visitas que Elon Musk fez à Europa, onde se reuniu com o Presidente Francês, Emmanuel Macron, e com Giorgia Meloni, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana.
Portugal está na corrida?
Agora que Valência estará, ao que tudo indica, fora da corrida para receber uma Gigafactory da Tesla, será que Portugal pode apresentar-se como uma possibilidade?
Bem, aquilo que sabemos é que a Tesla quer aumentar a capacidade de resposta no mercado europeu, pelo que quer inaugurar outra Gigafactory no velho continente, que até agora conta apenas com uma, em Berlim, na Alemanha.
Espanha era, ao que tudo indica, o destino preferido, nomeadamente as regiões espanholas de Valência e da Catalunha, onde já outros construtores asseguraram presença: a Volkswagen vai abrir uma fábrica de baterias em 2026 e a Ford está a preparar uma nova fábrica para entrar em funcionamento na próxima década.
França e Itália também se perfilam como possíveis candidatas a acolher a localização da nova fábrica da Tesla na Europa. E claro, Portugal também terá que estar obrigatoriamente no «radar» da construtora norte-americana.
Portugal até tem alguns argumentos a seu favor, como o facto de ter ser sido em 2022 o quarto país da Europa com maior incorporação de energias renováveis na eletricidade, de acordo com dados da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).
Texto original escrito pelo site Razão Automóvel. Fonte: AutoBild e Economía Digital Comunidad Valenciana
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