O Grupo Stellantis, responsável por marcas como a Vauxhall, Peugeot, Citroen, Fiat e Jeep na Europa, anunciou ontem que vai pôr termo a todos os acordos de distribuição e serviço na Europa a partir de 31 de maio de 2021, com um período de pré-aviso de dois anos.
Com vista à reorganização das suas redes de retalho, o grupo sediado nos Países Baixos está a emitir avisos de rescisão a todos os retalhistas a operarem no Reino Unido e na União Europeia, com o claro objectivo de optimizar o número de retalhistas sob um novo contrato, único, para um acordo multifranquias de todas as marcas.
O Grupo franco-italo-americano antecipa-se assim aos novos regulamentos de Isenção por Categoria que deverão entrar em vigor a 31 de maio de 2022 para as regras gerais e a 31 de maio de 2023 para as regras automóveis. Estas alterações surgem no seguimento da derrota judicial da Stellantis num caso com um retalhista austríaco sobre alvos e margens ligadas aos índices de satisfação do cliente.
De acordo com um porta-voz do fabricante “A visão da Stellantis é promover um modelo de distribuição sustentável com uma Rede de Distribuição Stellantis eficiente, optimizada e eficaz. Isto representará as marcas localmente e assegurará o desenvolvimento das atividades de vendas e pós-venda com foco na satisfação do cliente de alto nível. Neste contexto, os acordos de vendas e distribuição de serviços de todas as marcas Stellantis serão rescindidos com um pré-aviso de dois anos. A nova rede de distribuição será selecionada pouco depois, com base em factores e critérios objectivos chave. Os representantes dos retalhistas serão convidados para reuniões dedicadas a contribuir para o desenvolvimento dos futuros Planos e Estratégia de Distribuição Stellantis, que abrirão o caminho para o novo Esquema de Distribuição Stellantis, tendo em conta o quadro dos RIC a partir de Junho de 2023″.
A mesma fonte acrescentou que as redes britânicas permaneceriam “substancialmente as mesmas”, mas recusou acrescentar o que isto significa em termos de pontos de venda ou parceiros de vendas.
O fabricante também insinua que poderá reduzir os requisitos de tamanho mínimo do showroom à medida que a parte digital da jornada de vendas dos consumidores aumenta.
Com a adição da Vauxhall ao portefólio do grupo fabricante em 2017 e as marcas FCA (onde se incluem a Fiat, Alfa Romeo, Abarth e Jeep) no início deste ano.
O anúncio desta decisão foi feito na manhã de ontem, 19 de maio pela Directora da Stellantis UK, Alison Jones, a todos os retalhisyas do Reino Unido e da União Europeia e deixará os retalhistas que operam as franquias Stellantis na incerteza até ao final do mês. É expectável um impacto no preço das ações das empresas do grupo, o que poderá forçar a tomada de uma posição pública.
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