Honda entra na onda elétrica com nome difícil

Honda entra na onda elétrica com nome difícil

E: NY1. É o nome que marca a entrada acelerada da Honda no mercado dos 100% elétricos, e não se pense que a Honda fez um veículo assim, assim, bem pelo contrário, está a ombrear com os melhores do mercado.

A escolha do nome talvez deixe a desejar, mas se à primeira é estranho, depois entranha-se e Honda e:NY1 é um elétrico com 412 Km de autonomia oficial, embora no nosso teste tenhamos conseguido um pouco menos desse valor, mas foi dos veículos que ficou mais próximo dos números reclamados pelo construtor. Não exagerámos na aceleração e o teste foi feito em estrada nacional. Os únicos exageros foram algumas acelerações de segurnaça para ultrapassagens, de resto foi feita uma condução normal e com ar condicionado ligado. Um primeiro aspecto da condução foi a boa insonorização, a par de um sistema de som com seis colunas de difusão que nos deixou agradavelmente surpreendidos. Pelo contrário, a suspensão é rígida para circular em estrada nacional que não esteja nas melhores condições, sabendo nós que este é um compromisso entre a boa aderência, segurança e conforto.

O interior é dominado pelo ecrã digital de 15,1 polegadas e o sistema de infoentretenimento tem tudo a que se possa aspirar. Aliás, o preço proposto de 57.750 euros não permite que o Honda e:NY1 seja um carro popular, mas o construtor japonês tem consciência do valor que coloca dentro de cada viatura. Voltando à caracterização do veículo, o interior é de excelentes materiais e a digitalização é uma palavra de ordem, e traduz-se na quase ausência de botões no interior do veículo, essencialmente os necessários para o “start” e para as escolhas do sentido de marcha, de resto está tudo num ecrã subdividido em três partes para ser mais intuitivo. Depois existem os pequenos detalhes e que serão mais ou menos relevantes conforme a exigência do proprietário, caso do volante aquecido, os vidros escurecidos, os estofos em pele sintética, as jantes de liga leve, o carregamento sem fios para os telemóveis, as entradas de USB na traseira, o sistema de “multi-view camera”, os sensores de estacionamento laterais adicionais ou o teto panorâmico em vidro.

O exterior poderia ser um pouco mais aprimorado, mas a Honda preferiu manter o minimalismo que caracteriza os seus veículos (curiosa a semelhança com o HR-V elétrico) e que de alguma forma é um “drive” de todos os veículos elétricos, que são mais simples de construir e têm menos exigências mecânicas para o funcionamento. A análise final é de que estaremos perante um SUV que se adapta bem tanto em condução citadina, como em estrada, com um consumo médio da ordem dos 16 kW, inferior ao consumo oficial, e com um carregamento doméstico em AC, em cerca de seis horas, podendo optar-se por carregamento rápido CC de 45 minutos em super chargers. Para otimizar a solução e preço a Honda propõe uma única potência de 204 CV e um único modelo de bateria. Vamos ver se o e:NY1 consegue ser o novo “eu”.

Ficha técnica

  • Honda e:NY1: SUV de 5 portas
  • Motorização: 100% elétrico síncrono mais bateria de iões de lítio
  • Potência: 204 CV
  • Velocidade máxima: 160 km/h
  • Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 7,6 segundos
  • Consumo combinado: 18,2 kWh/100 km
  • Autonomia: 412 km
  • PVP: 57.750 euros

Por: Vítor Norinha – jornalista

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