Mais potente e eficiente do que nunca o novo A3 Sportback TFSIe

Mais potente e eficiente do que nunca o novo A3 Sportback TFSIe

Com uma bateria de maior capacidade, carregamento DC em estações de carregamento rápido e uma autonomia elétrica de até 141 quilómetros, o Audi A3 Sportback TFSIe está a passar por uma abrangente atualização tecnológica. A gestão inteligente da condução garante uma eficiência excecional, elevado desempenho de recuperação energética e condução sem emissões ao longo de grandes distâncias. O híbrido plug-in combina condução dinâmica com maior conforto.

Após a Audi ter apresentado atualizações profundas para o A3 e o S3, incluindo o estreante A3 allstreet, chega agora o A3 Sportback TFSIe enquanto híbrido plug-in mais potente e eficiente do segmento.

Dupla poderosa: novo motor turbo a gasolina e motor elétrico otimizado

O novo motor a gasolina sobrealimentado e o motor elétrico com maior densidade de potência estão no centro do sistema de propulsão. O 1.5 TFSI evo2 substitui o anterior 1.4 TFSI e possui uma vasta gama de recursos de alta tecnologia. Além de otimizar o arrefecimento da câmara de combustão, a simbiose do turbocompressor de geometria variável e o ciclo Miller, bem como o fecho antecipado das válvulas de admissão, garantem uma maior taxa de compressão. A relação é agora de 11.5:1, em comparação com 10:1 no 1.4 TFSI. Graças a este processo de combustão, a nova unidade trabalha com um elevado grau de eficiência, reduzindo o consumo de combustível e as emissões. A injeção de combustível ocorre a uma pressão de até 350 bar – em comparação, o 1.4 TFSI alcançava um máximo de 200 bar. Cilindros com revestimentos em plasma reduzem o atrito interno no novo motor e pistões com canais de arrefecimento fundidos otimizam a combustão.

A tração elétrica é fornecida por um motor síncrono, que agora oferece 85 kW (116 cv) e 330 Nm de binário. Tal como o seu antecessor, está integrado na caixa S tronic de seis velocidades, agora mais robusta para lidar com a maior potência do sistema. A transmissão de dupla embraiagem possui uma bomba de óleo elétrica que garante a troca de relações e o fornecimento de óleo, mesmo quando o motor TFSI está temporariamente desativado.

Capacidade da bateria e conteúdo energético dos módulos HV duplicados

A capacidade bruta da bateria de alta voltagem é agora de 25,7 kWh, quase duplicando, com dimensões quase idênticas ao modelo anterior. A capacidade útil é de 19,7 kWh. As suas 96 células prismáticas, divididas em quatro módulos, armazenam quase 50% mais energia do que antes: graças à química otimizada das células e a uma melhor embalagem, a quantidade de carga dos módulos é agora de 73 em vez de 37 amperes-hora. Estes avanços permitem aumentar a autonomia elétrica para até 141 quilómetros no ciclo WLTP. Um circuito de arrefecimento dedicado garante que a temperatura da bateria se mantenha sempre na faixa ideal.

Mais potência para o desportivo A3 Sportback 45 TFSIe

A Audi oferece o A3 Sportback TFSIe em dois níveis de potência: 40 TFSIe (consumo de combustível (combinado com bateria carregada): 0,4-0,3 l/100 km; consumo de energia (combinado): 16,2-14,7 kWh/100 km; emissões de CO2 (combinadas): 8-7 g/km; consumo de combustível com bateria descarregada (combinado): 5,4-4,9 l/100 km e 45 TFSI e (consumo de combustível (combinado com bateria carregada): 0,4-0,3 l/100 km; consumo de energia (combinado): 16,6-15,6 kWh/100 km; emissões de CO2 (combinadas): 9-7 g/km; consumo de combustível com bateria descarregada (combinado): 5,4-5,0 l/100 km). No modelo mais potente, o 1.5 TFSI evo2 oferece 130 kW (177 cv), o que é 20 kW (27 cv) a mais do que antes. O binário máximo é de 250 Nm, disponível entre 1.500 e 4.000 rpm. Em combinação com o motor elétrico, o A3 Sportback 45 TFSI e (consumo de combustível (combinado com bateria carregada): 0,4-0,3 l/100 km; consumo de energia (combinado): 16,6-15,6 kWh/100 km; emissões de CO2 (combinadas): 9-7 g/km; consumo de combustível com bateria descarregada (combinado): 5,4-5,0 l/100 km) oferece uma potência total de 200 kW (272 cv) e 400 Nm de binário, permitindo alcançar performances excelentes: a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e 237 km/h de velocidade máxima.

Na outra versão, o motor de combustão tem uma potência de 110 kW (150 cv) e também desenvolve 250 Nm de binário. O novo 1.5 TFSI evo2 e o motor elétrico fornecem 150 kW (204 cv) de potência combinada. Quando trabalham juntos com o máximo boost, o binário total é de 350 Nm. O A3 Sportback 40 TFSIe (consumo de combustível (combinado com bateria carregada): 0,4-0,3 l/100 km; consumo de energia (combinado): 16,2-14,7 kWh/100 km; emissões de CO2 (combinadas): 8-7 g/km; consumo de combustível com bateria descarregada (combinado): 5,4-4,9 l/100 km) acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e alcança uma velocidade máxima de 225 km/h. A velocidade máxima em modo totalmente elétrico para ambos os modelos é de 140 km/h.

Gestão inteligente para a máxima eficiência

A gestão de condução do híbrido plug-in compacto é projetada para elevada eficiência. O arranque é sempre elétrico, até -28 °C. O condutor pode dar prioridade à condução elétrica com o botão EV no painel de controlo ou selecioná-lo no MMI, o que permite ao veículo funcionar como modelo totalmente elétrico. No modo “Auto Hybrid”, o modo de condução principal, o motor de combustão e o motor elétrico partilham o trabalho de forma inteligente – condução puramente elétrica a baixas velocidades, com o motor TFSI a ter prioridade a velocidades mais altas e, frequentemente, ambos os motores juntos. Dependendo da situação, o A3 Sportback TFSIe pode rodar à vela, recuperar energia – tanto em aceleração como em travagem – ou aproveitar a potência conjunta do motor elétrico e da unidade a combustão. Além disso, o sistema de gestão híbrida mantém o nível de carga da bateria constante para poupar energia elétrica suficiente para uso posterior, por exemplo, em zonas urbanas.

Recuperação através das patilhas no volante

Quando se retira o pé do acelerador, o A3 Sportback TFSIe rola com os motores desligados, ou o motor elétrico recupera energia em modo de desaceleração, dependendo da situação de condução. Durante as travagens, o motor elétrico assume sozinho a desaceleração até cerca de 0,3 G, cobrindo, assim, a grande maioria dos processos de travagem no dia a dia. Os travões hidráulicos na roda só entram em ação mediante a aplicação de mais força no pedal de travão. A transição é quase impercetível e a recuperação de energia permanece ativa. Durante a travagem, o motor elétrico pode recuperar até 43 kW de potência. Com base nos modelos totalmente elétricos, pela primeira vez, as patilhas no volante são agora usadas para controlar o nível de recuperação no modo EV.

Mais potência na aceleração (boost)

O A3 Sportback TFSIe revela o seu potencial desportivo no programa ‘S’ da transmissão de dupla embraiagem. No modo “Auto Hybrid”, o sistema utiliza a potência total disponível e liberta a potência exta (boost) nas fases de aceleração durante o kickdown. No A3 Sportback 40 TFSIe*, essa potência adicional atinge os 40 kW, estando disponível durante 15 segundos ou até 18 segundos em condições ótimas. No A3 Sportback 45 TFSIe*, o boost é de 70 kW durante até oito segundos, uma vez que o motor elétrico tem de fornecer mais potência para utilizar todo o potencial do sistema. No modo EV, o motor de combustão também é ativado durante o kickdown, e a potência de boost é aplicada.

Função de carregamento rápido DC até 50 kW

Pela primeira vez, a Audi está a oferecer carregamento DC em estações de carregamento rápido para um modelo híbrido plug-in. O A3 Sportback TFSIe utiliza carregamento DC até 50 kW**, permitindo, assim, viagens confortáveis em modo elétrico: é possível recuperar dos 10% aos 80% ** da bateria em menos de meia hora. Além disso, é possível carregar em pontos de carregamento AC, como um wallbox ou estações com carregamento trifásico de até 11 kW. O processo de carregamento demora 2,5 horas. O cabo Mode 3 necessário está incluído de série.

Chassis afinado especificamente

Em comparação com o A3 com motorização convencional, a distribuição de peso sobre os eixos no híbrido plug-in é ligeiramente diferente, com 55% no eixo dianteiro e 45% no eixo traseiro – ou seja, aumenta na traseira. Tal é devido à bateria de iões de lítio, que está localizada sob o piso do veículo, na área do banco traseiro. A suspensão e os amortecedores foram, portanto, especificamente afinados. A combinação entre taxas de compressão de mola ligeiramente aumentadas e um nível de amortecimento um pouco mais desportivo garante uma elevada qualidade de condução e dinâmica mais apurada. A direção eletromecânica funciona de forma sensível e oferece assistência conforme a velocidade de circulação. Proporciona uma sensação de elevada precisão a altas velocidades; ao estacionar, o A3 Sportback TFSIe é muito fácil de manobrar. A direção progressiva, com uma relação variável dependendo do ângulo de direção, está disponível como opção para uma experiência de condução ainda mais ágil.

Novas funções e equipamento desportivo para o 45 TFSIe

Os modelos híbridos plug-in beneficiam das inovações introduzidas no A3 no início do ano: estilo mais desportivo, novos elementos de design e ofertas digitais. O equipamento de série ampliado aumenta o conforto e as assinaturas de luzes diurnas selecionáveis e flexíveis, opcionais, com as funções do veículo garantem um elevado grau de personalização.

Ambos os modelos híbridos plug-in estão equipados de série com jantes de liga leve de 17 polegadas, o programa de condução Audi drive select e ar condicionado. Ecrãs especiais fornecem informações sobre a condução: o medidor de potência, graficamente redesenhado no Audi virtual cockpit, opcional, mostra a potência instantânea que está a ser aplicada, o modo de condução, o estado de carga da bateria e a autonomia. O ecrã MMI também permite visualizar os fluxos de energia.

De acordo com a sua maior performance, o A3 Sportback 45 TFSIe surge acompanhado com o exterior S line de série, que inclui uma grelha de radiador específica da linha S e um spoiler traseiro S. O Pacote Visual Black Plus, acentua a grelha Singleframe, os frisos das janelas laterais e os para-choques. As capas dos espelhos retrovisores exteriores em preto, bem como os anéis da Audi em cinza antracite fazem parte do equipamento de série desta motorização. O exterior marcante é completado pelos discos de travão vermelhos e vidros traseiros escurecidos de série. No interior, os bancos desportivos pretos, as aplicações com acabamento em alumínio e as soleiras das portas com incrustações em alumínio refletem o carácter desportivo do A3 Sportback 45 TFSIe.

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