Novo CUPRA Leon | Redesenhado e melhorado para se transformar num modelo autónomo

Novo CUPRA Leon | Redesenhado e melhorado para se transformar num modelo autónomo

O novo CUPRA Leon – nas versões hatchback de 5 portas e Sportstourer – chega para reforçar as ambições da marca. Com o seu novo ADN de linguagem de design, a integração da tecnologia eHybrid da próxima geração, uma maior digitalização e características de sustentabilidade, a marca atingirá um novo patamar no segmento.

“O CUPRA Leon reúne os elementos essenciais que todos os veículos da marca devem incluir: design, performance e dinamismo”, afirmou Wayne Griffiths, CEO da CUPRA. “O novo CUPRA Leon abraça o futuro com motorizações de última geração e uma abordagem à performance mais consciente do ponto de vista ambiental.”

No ano passado, o CUPRA atingiu um novo marco e ultrapassou o meio milhão de automóveis entregues desde o seu lançamento em 2018 como marca autónoma. O novo CUPRA Leon foi redesenhado e melhorado para perpetuar a história de sucesso.

Principais Destaques

  • O novo CUPRA Leon incorpora o novo ADN da linguagem de design exterior da CUPRA para o segmento dos compactos, com a frente afilada, o emblema CUPRA no capot, os faróis LED matrix e o logótipo CUPRA integrado e iluminado, posicionado no centro das luzes traseiras LED.
  • O interior oferece uma sensação de maior qualidade, com elementos de novo design, como a consola central, os painéis das portas, o painel de instrumentos e os estofos. Foi também melhorado com novos materiais, adotando uma abordagem mais sustentável com os bancos revestidos em microfibra 73% reciclada ou em pele ecológica.
  • A digitalização está no centro das atenções do condutor. Uma nova e melhorada HMI está implementada no cockpit digital atrás do volante, bem como no sistema de infotainment de 12,9” de maiores dimensões, com um cursor retro iluminado.
  • Novo sistema de som com 12 colunas de alta qualidade, desenvolvido em colaboração com os especialistas em áudio da Sennheiser Mobility. O sistema proporciona o som puro e caraterístico da Sennheiser, reconhecido por criadores de música e artistas de todo o mundo.
  • O novo CUPRA Leon estará disponível com uma nova geração de motores híbridos plug-in (eHybrid) que debitam até 272 cv (200 kW), com mais de 100 km de autonomia totalmente elétrica e agora compatível com carregamento rápido (carregamento até 50 kW DC).
  • Uma afinação mais desportiva para o chassis e o motor garante uma dinâmica incomparável em estrada
  • O novo CUPRA Leon – 5 portas e Sportstourer – foi desenhado, desenvolvido e será produzido em Barcelona, na sede da marca em Martorell. Será lançado em Portugal em julho de 2024.

Design exterior

O novo CUPRA Leon 5P e o CUPRA Leon Sportstourer foram desenhados para impressionar e criar um fator surpresa. Cada veículo, independentemente do estilo da carroçaria, apresenta o novo ADN da marca, um caráter mais forte e uma evolução desportiva que corresponde à personalidade dos veículos.

O novo CUPRA Leon apresenta o novo ADN da linguagem de design da marca, com a frente afilada, faróis LED matrix e uma boca inferior grande e arrojada. A frente do novo CUPRA Leon é forte e determinada, integrando o logótipo CUPRA diretamente no capot, por cima da grande grelha dianteira, e marcada pelos faróis dianteiros opcionais de LED matrix que incorporam o design clássico – três triângulos iluminados enquadrados num triângulo.

Na traseira do novo CUPRA Leon 5P e Sportstourer destaca-se o formato em forma de V da porta da bagageira, que se liga ao para-choques e que flui pela lateral do automóvel. O para-choques em dois tons representa sofisticação, caráter desportivo e qualidade e faz com que, ao mesmo tempo, visualmente, pareça mais perto da estrada.

A tecnologia de iluminação LED é maximizada com a mesma filosofia de design triangular da frente da CUPRA. Mas os novos CUPRA Leon 5 portas e Sportstourer acrescentam um toque extra de sofisticação com o logótipo CUPRA integrado, posicionado centralmente entre as luzes traseiras. Os refletores traseiros são também triangulares, rematando a filosofia de design da CUPRA.

As proporções do novo CUPRA Leon, seja na versão 5P ou Sportstourer, são reforçadas por uma seleção de novos designs de jantes; existe uma gama de nove jantes de liga leve entre 18’’ e 19’’.

Os clientes podem escolher entre oito cores, incluindo as novas e exclusivas Bronze Century Mate e Cinzento Enceladus Mate . A paleta de cores completa-se com o Azul Fiord, Preto Midnight, Branco Glacial, Cinzento Magnetic Tech Cinzento Graphene e Cinzento Magnetic Tech Mate.

Design interior

Ao abrir a porta, o logótipo CUPRA é projetado no chão, a primeira fase de uma experiência entusiasmante.

A familiaridade do volante CUPRA, com os botões satélite – de série para as versões DSG – para maximizar o controlo e a facilidade de utilização, o conforto e a estabilidade dos bancos desportivos, a arquitetura digital e as escolhas de materiais completamente atualizadas, tudo isto remete para uma máquina de qualidade, reforçando as suas características de performance.

A seleção de materiais realça a qualidade do habitáculo, adotando uma abordagem mais sustentável. As superfícies do painel de instrumentos utilizam padrões paramétricos 3D para proporcionar tatilidade e interesse visual na superfície. A consola central foi recentemente desenhada com maior precisão com materiais melhorados para elevar a qualidade do interior. Os detalhes em cobre localizados em todo o habitáculo, incluindo nas saídas de ar, contribuem para conferir mais estilo.

A gama de bancos disponível no novo CUPRA Leon e CUPRA Leon Sportstourer ajuda a corresponder à abordagem e ao caráter do condutor, integrando uma abordagem mais sustentável às escolhas de materiais. Os bancos desportivos utilizam estofos têxteis, enquanto os bancos podem ser revestidos em 73% de microfibra reciclada – com uma perfuração progressiva a laser – ou em pele ecológica. Uma continuação do esforço da CUPRA para tornar a marca – e a indústria automóvel – uma proposta mais sustentável para os clientes. Por último, os bancos CUPBucket, que combinam o tecido central com microfibra reciclada e materiais hápticos, estarão disponíveis para o CUPRA Leon VZ, colocando o banco numa posição mais baixa para proporcionar uma sensação mais ergonómica e desportiva. Quando equipado com CUPBuckets, os elementos decorativos interiores, como os botões-satélite no volante, a consola central e as saídas de ar, são apresentados em dark chrome.

A digitalização está no centro das atenções do condutor. Um novo e melhorado HMI está implementado no cockpit digital atrás do volante, bem como no sistema de infotainment de 12,9” de maiores dimensões, com um cursor retro iluminado.

O sistema de infotainment inclui uma App Bar aperfeiçoada, widgets e Clima Bar para uma interface mais fácil de utilizar. É tudo uma questão de simplicidade, personalização e design. O controlo da climatização está agora perfeitamente integrado no ecrã da unidade principal, tornando todas as funções e assistentes do veículo acessíveis com apenas um clique, unindo as interações digitais e físicas.

Sistema de som áudio de alta-fidelidade com a Sennheiser

O CUPRA Leon integra um novo sistema de som opcional de alta qualidade com 12 colunas, desenvolvido em colaboração com os especialistas em áudio da Sennheiser Mobility. O sistema de 390 watts de potência envolve o condutor e os passageiros numa experiência sonora única. Trata-se de uma tecnologia áudio que incorpora o software AMBEO Concerto da Sennheiser, capaz de exibir componentes fundamentais da música, incluindo diferentes instrumentos e informação do espaço, redistribuindo-os por todo o automóvel. Este software proporciona o som puro e característico da Sennheiser, que é criado com base na longa história da marca, fornecendo aos artistas e profissionais da música soluções de som de confiança.

Motorizações

O novo CUPRA Leon está disponível com quatro tecnologias diferentes: TSI (gasolina), eTSI (mild hybrid), TDI (Diesel) e uma nova geração eHybrid (híbrido plug-in). As opções de motorização vão de 150 cv a 272 cv entre as variantes hatchback e Sportstourer.

TSI (gasolina)

As convencionais motorizações a gasolina continuam a ser o pilar central da gama de motores do novo CUPRA Leon, incluindo novas opções. Todos os motores beneficiam de injeção direta com turbocompressor, com potências entre os 150 cv (110 kW) para proporcionar a dinâmica de veículo de elevada performance.

A gama inclui um motor de quatro cilindros e 1.5 litros com 150 cv (110 kW) associado a uma caixa manual de 6 velocidades e disponível tanto na versão hatchback como na Sportstourer

eTSI (mild hybrid)

O CUPRA Leon está disponível com uma opção mild hybrid (eTSI). Esta versão permite que, tanto a versão de 5 portas, como a Sportstourer ofereçam níveis de eficiência ainda mais elevados. O sistema, que está disponível com uma nova unidade a gasolina de 1.5 litros e 150 cv (110 kW), exclusivamente em combinação com a transmissão DSG, associa a tecnologia mild-hybrid de 48V ao motor de combustão, que não só acrescenta a eficiência da eletrificação como também o conforto de utilização.

O sistema recorre a um motor de arranque de 48V e a uma bateria de iões de lítio de 48V, sendo os ganhos de eficiência obtidos, em parte, porque o sistema permite que o CUPRA Leon ande com o motor desligado em alguns cenários de condução, recuperando energia na travagem e apoiando o motor com alguma assistência elétrica. O sistema foi melhorado e a ignição do automóvel passa a ser efetuada também através do sistema de 48V, tornando-a ainda mais suave (em comparação com o anterior sistema de 12V).

TDI (Diesel)

O Diesel também faz parte da gama de motores do novo CUPRA Leon, uma versão importante para alguns mercados e clientes. Respondendo às exigências, o TDI de 2.0 litros está associado a uma caixa DSG de 7 velocidades e produz 150 cv (110 kW).

eHybrid (híbrido plug-in)

Com a nova geração de motorizações híbridas plug-in, a CUPRA prova mais uma vez que a eletrificação e a performance são a combinação perfeita.

O novo CUPRA Leon – quer na versão de 5 portas, quer no Sportstourer – inclui duas opções de motorizações eHybrid de nova geração: 204 cv (150 kW) e 272 cv (200 kW).

Ambas estão equipadas com o novo motor 1.5 TSI, um motor elétrico e um conjunto de baterias de maior capacidade que oferece agora 19,7 kWh (úteis). Isto permite que o novo CUPRA Leon ofereça uma condução ecológica e uma autonomia totalmente elétrica de mais de 100 km. A bateria pode agora ser carregada rapidamente até 50kW (carga DC), ou em casa utilizando uma Wallbox de 11 kW (anteriormente, 3,6kW).

O CUPRA Leon VZ e-HYBRID (200 kW/272 cv) pode ser equipado com travões Brembo. As pinças Brembo de quatro pistões combinam-se com travões de disco perfurado de maiores dimensões em comparação com as opções de série (370x32mm), oferecendo uma maior potência de travagem.

Chassis

O novo CUPRA Leon está equipado com um sistema de travão elétrico que proporciona uma resposta mais rápida do que um sistema convencional, a possibilidade de recuperar a energia de travagem (específica para a versão híbrida plug-in) e uma melhor segurança ativa devido aos sistemas de duplicação (ESC e sistema de travão elétrico).

Construído sobre a arquitetura MQB Evo, a performance e a dinâmica do novo CUPRA Leon são criados através do acesso a uma série de tecnologias.

Na base de tudo está a arquitetura McPherson do eixo dianteiro e a configuração multilink traseira, com molas e amortecedores afinados para equilibrar os requisitos de conforto e a capacidade de resposta quando a condução se torna mais enérgica.

A direção progressiva proporciona a máxima agilidade, ligando o condutor à estrada através do volante. O seu sistema de Adaptive Chassis Control (DCC) altera a configuração em milissegundos para explorar as condições e proporcionar um maior envolvimento.

A condução é configurável de acordo com as necessidades do condutor através dos diferentes perfis de condução: Comfort, Sport, CUPRA e Individual. Estes perfis alteram o caráter do veículo, desde a condução diária até ao foco na performance. Alternar entre perfis é agora ainda mais simples com o controlo deslizante do DCC, sendo possível selecionar com precisão a configuração pretendida (até 15 níveis), no modo Individual.

A dinâmica do CUPRA Leon pode ser alterada de acordo com os gostos de quem o controla, através dos diferentes perfis de condução: Comfort, Performance, CUPRA e Individual. Estes perfis alteram o caráter do veículo, desde a condução diária até ao hot hatch focado na performance, dando ao novo CUPRA Leon capacidades conhecidas em poucos veículos do segmento.

Específico para o CUPRA Leon VZ é o modulador sonoro. Trata-se de um sistema ativo que reforça o som natural do motor (de acordo com o perfil de condução selecionado), apresentando uma evolução baseada numa nova curva sonora, associada ao som natural, bem como a um conceito “Adrenaline” (intensidade sonora proporcional ao acelerador e às rotações).

No modo individual, o som “Pure” pode ser selecionado, desativando o ator sonoro, mas ao mesmo tempo colocando as válvulas de escape no seu volume máximo, obtendo um som agressivo, mas 100% natural.

Infotainment e Conectividade

O novo CUPRA Leon proporciona uma experiência interior mais vanguardista com ecrãs de alta resolução para fornecer todas as informações de que o condutor e os passageiros necessitam, um sistema áudio de alta-fidelidade da próxima geração e acesso ao ecossistema CUPRA com a aplicação My CUPRA.

Atrás do volante CUPRA encontra-se o cockpit digital. A combinação de configurações e clareza permite fornecer os dados mais importantes ao condutor, o que significa menos distração e mais concentração na condução.

Com tanta informação disponível, é importante que os sistemas sejam intuitivos e o monitor de infotainment central de 12,9″, agora de maiores dimensões, foi concebido para colocar tudo na ponta dos dedos. Com um sistema operativo totalmente novo, o ecrã personalizável combina as vantagens da interação através do ecrã tátil com uma barra deslizante retro iluminada para ajustar a climatização e o volume no interior. E com a capacidade de incluir widgets configuráveis, o sistema de infotainment pode ser adaptado às necessidades individuais.

O sistema Wireless Full Link está sempre presente, permitindo aos clientes transportar a sua vida digital para o habitáculo, quer se trate de mapas, música ou outras funcionalidades compatíveis com automóveis através do Apple CarPlay e do Android Auto. E, mais importante, tudo acessível de forma controlada, intuitiva e segura através da Interface Homem-Máquina (HMI) do novo CUPRA Leon. E quando os smartphones precisam de ser carregados, o novo CUPRA Leon oferece capacidades de carregamento rápido sem fios de até 15 W, com tecnologia de refrigeração.

Com a aplicação My CUPRA, os clientes têm controlo total sobre o seu veículo (com funcionalidade adicional disponível para as versões eHybrid do novo CUPRA Leon), podendo controlar a climatização remotamente, gerir o carregamento da bateria e o fecho e desbloqueio remotos, bem como uma série de outras funcionalidades.

A conectividade não é apenas uma questão de conveniência: o SIM incorporado também aumenta a segurança, uma vez que os utilizadores beneficiam do serviço eCall. Em caso de acidente, o veículo pode contactar diretamente os serviços de emergência, manual ou automaticamente. E se o pior acontecer, o veículo pode transmitir dados importantes, incluindo a posição do veículo, o tipo de motor e o número de passageiros, facilitando a assistência.

Sistemas avançados de assistência ao condutor e segurança

O novo CUPRA Leon oferece uma vasta gama de tecnologias de ajuda ao condutor para proporcionar a máxima segurança, aconteça o que acontecer. Um conjunto de tecnologias integradas para ajudar, mas não interferir, tornam-no num dos veículos mais seguros do segmento.

Entre os sistemas de segurança do novo CUPRA Leon encontram-se o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo Preditivo (ACC), a Assistência em Viagem, a Assistência Lateral e de Saída do veículo e o Assistente do Condutor.

O sistema ACC Preditivo pode posicionar o veículo com base na rota e nos dados de GPS fornecidos pelo sistema de navegação, permitindo-lhe adequar a velocidade em função do traçado da estrada à sua frente – curvas, rotundas, cruzamentos, limites de velocidade e zonas urbanas. E, utilizando informações da câmara montada à frente e o reconhecimento de sinais de trânsito, pode ajustar a velocidade do veículo quando os limites são alterados.

A função Travel Assist utiliza informações do ACC e do Lane Assist para manter ativamente o veículo no centro da faixa de rodagem e ajustar a velocidade ao fluxo do tráfego – em toda a gama de velocidades

O Assistente Lateral e de Saída do veículo deteta o que os olhos não conseguem ver mediante a análise do ângulo morto e acrescentando um aviso de saída quando se estaciona e se pretende sair do veículo, avisando acústica e visualmente se alguém ou algo se aproxima.

O Assistente do Condutor garante que o condutor se mantém concentrado na condução e não se distrai com avisos visuais e acústicos. Se não houver reação por parte do condutor, o sistema pode iniciar o processo de travagem; se não houver alteração do comportamento, o veículo pode parar completamente e ativar as luzes de emergência. Uma vez estacionado, o novo CUPRA Formentor pode contactar diretamente os serviços de emergência utilizando o sistema eCall.

A gama de sistemas avançados de assistência ao condutor é reforçada com a integração de sete airbags, incluindo um airbag central frontal de série. A combinação de tecnologias cria um nível incrível de segurança sem interferir com a experiência do condutor.

O CUPRA Leon também se destaca em termos de conforto e comodidade, com o sistema keyless, pedal virtual (apenas para o Sportstourer), Climatronic de três zonas, pré-aquecimento do habitáculo, bancos e volante aquecidos, banco elétrico do condutor com memória e um carregador de 230V na bagageira.

#anecrarevista #veículoselétricos #anecra #atualidade #cupra #seat #CUPRABorn