Observatório INDICATA Compradores de usados mais recentes continuam a evitar as motorizações alternativas

Observatório INDICATA  Compradores de usados mais recentes continuam a evitar as motorizações alternativas

No mercado online de veículos usados B2C de Junho, a quota de mercado do gasóleo aumentou para 50,04%, enquanto a quota da gasolina desceu para 32,22%. No entanto, é pouco provável que esta tendência se mantenha.

Se considerarmos apenas o mercado dos veículos de passageiros, excluindo os veículos comerciais, a quota do gasóleo desce para 47,28%, enquanto a quota da gasolina é de 34,13%, deixando apenas 18,59% para as motorizações alternativas. As motorizações alternativas têm um melhor desempenho no mercado B2C online para automóveis com menos de quatro anos. Nesta faixa etária, os BEV representam 11,55%, os PHEV/HEV 11,34% e os MHEV 7,06%, mas a gasolina continua a dominar, com 42,21% das vendas.

Em muitos mercados, o mercado online B2C de veículos de passageiros usados até dois anos de idade regista um domínio crescente das motorizações alternativas. No entanto, não é esse o caso em Portugal, onde a gasolina continua a representar uma em cada duas vendas de veículos de passageiros usados em Junho. Nesta faixa etária, o gasóleo representa apenas 16,57% das vendas, os BEV 13,36%, mas com o PHEV/HEV a 10,49% e o MHEV a 9,6%, não há grandes alterações em relação ao mercado de automóveis até quatro anos.

A nossa medida do stock disponível em comparação com as vendas, à taxa de execução de vendas actual, o Market Days’ Supply (MDS), mostra todas as motorizações com tendências de melhoria. A gasolina continua a ter o melhor desempenho, com um MDS de 76 dias, apenas um pouco à frente do gasóleo, com 79 dias. O PHEV/HEV e o MHEV estão a 86 dias, deixando os BEV como o pior desempenho, com 96 dias.

Embora os registos tácticos apoiados pelos fabricantes tenham sido 10,31% mais baixos em Junho de 2024 do que no mês anterior, foram 14,42% mais elevados do que em Junho de 2023.

O nosso índice online de preços de venda a retalho de automóveis usados B2C baseia-se num conjunto consistente de veículos, que estão agora indexados em relação a Janeiro de 2023 e que, normalmente, registariam uma curva descendente dos preços médios impulsionada pelo ciclo de vida do produto.

No início de Julho, os preços médios desceram 0,89 pontos percentuais em relação ao mês anterior, o que representa a mesma queda mensal que a Dinamarca e a maior queda mensal nas regiões que cobrimos.

Os preços são agora 10,5 pontos percentuais mais baixos do que em Janeiro de 2023, com a maioria dos grupos motopropulsores a seguir uma tendência semelhante. Embora os BEV tenham registado uma ligeira melhoria nos preços no mês passado, voltaram à tendência de descida acelerada a que temos assistido nos últimos dezoito meses.

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