Panorama Standvirtual | Mercado de Usados: +4,4% vendas de usados no 1º semestre de 2024 face ao ano anterior

Panorama Standvirtual | Oferta de veículos elétricos usados sobe 31% em março face ao ano passado, com elétricos premium a crescer 51%

O Standvirtual, acaba de divulgar o estudo semestral no qual analisa o mercado automóvel no primeiro semestre de 2024. Segundo os dados, a recuperação do mercado permitiu um crescimento de +4,4% nas vendas de usados face ao primeiro semestre de 2023. No entanto, as vendas mantêm-se ainda -1,8% abaixo dos valores registados no mesmo período em 2019.

A oferta que estava positiva desde novembro de 2022 até maio deste ano apresenta um ligeiro decréscimo no mês de junho em relação ao período homólogo de 2023 (-1%), com a procura a diminuir também -8% relativamente ao mesmo mês do ano passado. Desta forma, a dinâmica de mercado, demonstra que está, lentamente, desde setembro de 2023 até ao momento a recuperar (fixando-se em -7% em junho), nomeadamente pela redução de oferta disponível no mercado de automóveis usados.

Cerca de 390 mil transferências de propriedade foram realizadas durante este período

Apesar deste cenário, foram realizadas ainda cerca de 390 mil transferências de propriedade no primeiro semestre de 2024. A transferência de propriedade de ligeiros de passageiros cresce assim gradualmente de ano para ano nos períodos correspondentes ao primeiro semestre desde 2020. Esta evolução revela uma estabilização do mercado que está cada vez mais alinhada com os níveis alcançados nos primeiros seis meses de 2019.

«O primeiro semestre de 2024 mostra uma tendência de recuperação no caso dos usados face aos anos anteriores. O mercado está a regressar agora à normalidade e as perspetivas para o total deste ano são mesmo que os valores fiquem em linha com os obtidos em 2019. Isto pode estar relacionado com diversos fatores, sendo que um deles trata-se das alterações dos preços em função da procura e oferta disponível. Por outro lado, este aumento de vendas nos usados foi também impulsionado pelos usados importados, pois os profissionais perceberam que têm mais um canal para compra que lhes permite conseguir uma oferta ainda mais variada», refere Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

Em relação ao Market days supply, ou seja, o tempo médio esperado de venda tendo em conta a oferta atual de stock, este foi impulsionado pela diminuição da oferta e está também a reduzir nos vários segmentos. Os carros com mais de 16 anos são os que se vendem mais rapidamente (cerca de 40 dias), com os carros mais recentes, sobretudo com menos de um ano, a venderem-se em cerca de 70 dias. Ao nível do combustível, são os Híbridos a Gasóleo que demoram menos tempo (40 dias) a ser vendidos.

No que diz respeito aos modelos usados mais vendidos no primeiro semestre de 2024, a maioria dos consumidores das regiões norte, centro e sul do país preferem o Renault Clio eletrificado. Marcas como a Peugeot e a BMW integram também o TOP três dos carros mais vendidos em áreas distintas de Portugal.

De acordo com os dados da ACAP, no que diz respeito a veículos ligeiros de passageiros novos matriculados, o primeiro semestre de 2024 mostra recuperação face aos quatro anos anteriores, com um aumento de +5,7% em comparação ao período homólogo de 2023, contudo ainda -9,5% abaixo de 2019.

#anecrarevista #mercadousados #standvirtual #olxgroup #anecra #atualidade #comprarcarro #contaquilómetros