O Standvirtual, acaba de divulgar o estudo anual no qual analisa o mercado automóvel em 2023. Segundo os dados revelados, a transferência de propriedade de ligeiros de passageiros cresce +3,5% face a 2022, revelando uma estabilização do mercado que, ainda assim, se mantém -7,5% abaixo de 2019.
A importação, que se tornou uma forma de os vendedores nacionais reabastecerem o stock durante um período de escassez de veículos, aumenta +4,4% em relação a 2022 e +37,8% face a 2019. O volume de importação de ligeiros de passageiros mostra assim um crescimento progressivo e supera inclusive os anos anteriores, exceto a partir do mês de agosto de 2023 até ao final do ano, ficando abaixo do número de veículos importados em 2022.
A dinâmica de mercado, permanece positiva até agosto de 2022 com maior procura do que oferta. No entanto, torna-se negativa a partir de setembro (-7%) e mantém-se negativa durante todo o ano de 2023, decrescendo até cerca de -25% no mês de agosto, face ao ano anterior. Estes valores estão relacionados, sobretudo, com o excesso de oferta disponível no mercado ao longo de 2023.
Em relação ao market supply, ou seja, o tempo médio esperado de venda em relação à oferta de stock, este apresenta também uma tendência de queda até setembro de 2023. O market supply volta a aumentar a partir do mês de outubro, com mais oferta do que procura e maiores tempos esperados de venda.
Segundo dados da ACAP, no que diz respeito a veículos ligeiros de passageiros novos matriculados, 2023 mostra recuperação face ao ano anterior, com um aumento de +27,2% em relação a 2022, mas ainda -11,2% abaixo de 2019. Já no caso dos motociclos novos matriculados, a tendência foi de crescimento, com o ano de 2023 a revelar-se +13,7% acima de 2022 e +35,8% acima de 2019.
“Em 2023 os consumidores portugueses continuaram a mostrar interesse em comprar veículos, tanto novos como usados, como podemos ver pelo crescimento em ambas as categorias. Tipicamente o mercado de usados é estável e por isso o crescimento de apenas +3,5% face a 2022, acaba por ser normal mas positivo, se considerarmos que o preço médio do carro usado manteve-se e o poder de compra dos portugueses diminuiu bastante neste ano. Já o crescimento de +27% em Novos face a 2022, deve-se maioritariamente à resolução do problema da falta de stock que desbloqueou o canal e acelerou as entregas nas encomendas”, refere Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.
A partir de 2020 identifica-se ainda um aumento da procura de motociclos. A transferência de propriedade de motociclos sobe +6,3% em 2023, em relação ao ano passado, e +15,8% face a 2019, com a maior incidência a acontecer no mês de julho em 2020. A importação de motociclos também sobe +10,4% em 2023 face a 2022 e +9,1% comparativamente a 2019, com crescimento acentuado em 2023 relativamente aos anos anteriores.
#anecrarevista #mercadousados #standvirtual #olxgroup #anecra #atualidade #comprarcarro