O Standvirtual, divulga o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de março de 2024.
«Na categoria de elétricos, percebemos um crescimento muito significativo da oferta de veículos no mercado de usados em março. Este aumento de stock disponível pode estar relacionado com a chegada das frotas executivas ao mercado de usados, depois de uma forte aposta em veículos elétricos nos últimos anos, tendo sido juntamente com as rent-a-car, a grande força motriz nas vendas de elétricos mas também claro, o aumento da predisposição dos consumidores portugueses em substituir os seus veículos para opções mais sustentáveis. Com cada vez mais, oferta disponível no mercado dos usados elétricos torna-se um pouco mais acessível para diversos clientes avançar com este tipo de compra», comenta Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.
Em março, observa-se uma oferta de veículos usados de +3%, acompanhada por um decréscimo geral de -8% na procura, em relação ao período homólogo de 2023. O decréscimo na procura é também visível nas marcas premium (-4%), no entanto nas marcas de luxo verifica-se uma recuperação de +8% de procura do que no ano passado.
COMBUSTÍVEL
- Os veículos elétricos (+86%) e elétricos premium (+15%) são os únicos que registam aumento da procura em março face ao ano passado, no mercado de usados. No que diz respeito à oferta, o maior crescimento é dos elétricos (+98%), em relação ao período homólogo de 2023.
- A oferta de carros a gasolina cresce (+11%) face ao mesmo mês do ano anterior. Já a procura diminui ligeiramente nos automóveis a gasolina (-1%) em relação ao período homólogo. No que diz respeito aos carros a diesel, apenas esta tipologia apresenta uma diminuição da procura e da oferta (-18% e -8%, respetivamente).
- Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina, Híbridos a Diesel e Híbrido Plug-in representam cerca de 14% da procura e cerca de 13% da oferta, em março.
- Diesel (56%) e Gasolina (26%) mantêm-se as tipologias mais procuradas.
- Em março, veículos a gasolina são a única tipologia de combustível com maior oferta de anúncios (cerca de 32%) do que procura. Nas restantes, a procura é igual ou inferior à oferta.
PREÇOS
- Veículos acima de 30.000€ e entre 15.000€ a 30.000€ revelam um aumento de procura (+8% e +2%, respetivamente) em março, face ao mesmo período do ano passado. Já nos veículos abaixo de 15.000€, a procura desce em comparação ao período homólogo do ano anterior (-14%).
- A oferta aumenta nos veículos acima de 30.000€ (+16%) e nos carros abaixo de 15.000€ (+2%), em relação a março passado. No entanto, nos automóveis de 15.000€ a 30.00€ a oferta mantém-se estagnada (0%).
- A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações em março (38%) e de anúncios (55%).
ANO DE MATRÍCULA
- A procura cresce nos carros de 1 a 3 anos (+16%) e nos veículos até 1 ano (+10%), face a março do ano passado. Já nos veículos de 10 a 15 anos, a procura diminui em relação ao mesmo período do ano anterior (-22%). Este decréscimo da procura está presente também nos automóveis entre 3 a 5 anos e de 5 a 10 anos (-3% em ambos).
- A oferta revela crescimento comparativamente ao mesmo mês de 2023 nos veículos de todos os intervalos de idade, exceto nos automóveis de 3 a 5 anos (-13%) e nos carros entre 10 a 15 anos (-5%).
- Carros com matrícula entre 2017 e 2018 são os mais visualizados em março (cerca de 9,5%), seguidos dos carros matriculados entre 2019 e 2021 (cerca de 7,8%).
SEGMENTO E MARCA
- Em março, a procura cresce nos SUV (+13%), nos sedan (+11%) e nos coupe (+4%) face ao mesmo mês do ano passado. Nos restantes segmentos a procura desce, sobretudo nos pequenos citadinos (-56%). Já a oferta aumenta particularmente nos SUV (+18%) e nos citadinos (+13%).
- SUV (23%), carrinhas (17%), utilitários e citadinos (cerca de 15% em ambos) são os segmentos mais procurados em março. A oferta é maior e supera a procura nas categorias de SUV (26%), carrinhas e utilitários (cerca de 17% nos dois segmentos) e citadinos (cerca de 15%).
- A BMW, a Mercedes-Benz (13,1% em ambos) e a Peugeot (7,6%) são as marcas mais procuradas em março. No que diz respeito às marcas mais anunciadas, estas são a Mercedes-Benz (12,1%), a BMW (10,7%) e a Peugeot (10,1%).
- Os carros mais procurados em março, por intervalo de preços, foram o Opel Astra na categoria abaixo dos 5.000€; o BMW Serie 1 na categoria dos 5.000€ aos 10.000€; o Mercedes-Benz Classe C nas categorias dos 10.000€ aos 25.000€ e acima dos 40.000€; e o Tesla Model 3 dos 25.000€ aos 40.000€.
- Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, o Renault Zoe e o Tesla Model Y, em março.