A Sociedade Comercial C. Santos voltou a ser a viatura oficial da Maratona do Porto. A edição de 2021, realizada no domingo (7 de novembro) marcou o regresso à estrada – depois de no ano passado, devido à pandemia, ter ido formato virtual – e contou com um carro-relógio 100% elétrico: o EQC, modelo SUV da Mercedes-EQ.
A 17ª Maratona do Porto passou por ruas da cidade Invicta e de Matosinhos (este ano, devido ao tabuleiro inferior da Ponte Luiz I estar fechado à circulação, o traçado não incluiu a Vila Nova de Gaia). Mais de oito mil atletas desafiaram-se nas três corridas que compuseram o programa: EDP Maratona do Porto (42 km), corrida solidária APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis (10 km) e EDP Fun Race (6 km).
Parceria de longa data
A Runporto e a Sociedade Comercial C. Santos têm uma parceria histórica. Remonta a 2011 e ao longo destes dez anos tem ganho força. O concessionário Mercedes-Benz e smart apoia quatro eventos organizados pela empresa: a Corrida da Mulher, a Corrida de São João, a Maratona do Porto e a São Silvestre.
No caso da Maratona do Porto, a Sociedade Comercial C. Santos cedeu viaturas de apoio às montagens e shuttle de atletas e parceiros, bem como o automóvel do diretor de prova, Jorge Teixeira, além do carro-relógio.
O modelo que foi carro-relógio na prova foi um EQC, automóvel 100% elétrico que cronometrou apenas o tempo dos participantes, não contando quaisquer emissões, contribuindo para que o ar respirado pelos milhares que participaram ou assistiram à Maratona do Porto fosse mais puro. Quando os atletas de elite terminaram a prova, o carro-relógio “estacionou” junto à meta, com todos os participantes e público a poderem acompanhar os tempos nesta viatura zero emissões.
Modelo pioneiro
O EQC é um imponente SUV e teve o condão de, no fim de 2019, ser o primeiro modelo a ser lançado pelo construtor alemão sob a marca Mercedes-EQ, exclusiva de automóveis elétricos. Os dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro têm, no EQC 400 4MATIC Coupé, uma potência combinada de 300 kW (408 cv) e um binário de 765 Nm.
A energia é fornecida por uma bateria de iões de lítio de 80 kWh. Com este conjunto propulsor, o Mercedes EQC acelera até aos 100 km/h em 5,1 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 180 km/h. O consumo médio de 22,2 kWh/100 km permite uma autonomia de 417 km (WLTP).
Novo recorde da prova
Muitos dos atletas – profissionais ou a maioria de amadores – chegaram de outros países. Dos inscritos à partida na corrida principal, 30% eram estrangeiros, representando 51 nacionalidades. Além de Portugal, França, Espanha, Itália, Brasil, Reino Unido e Alemanha foram os países com o maior contingente na prova, se bem que o leque de principais favoritos ao triunfo estivesse, mais uma vez, entregue aos atletas quenianos e etíopes.
Com efeito, o primeiro atleta a cruzar a linha de meta foi o queniano Zablon Chumba, que, com um tempo de 02h08m58s bateu o recorde da Maratona do Porto. Nos femininos, a etíope Kidsan Alema venceu, com 02h28m01s.
Em relação à participação de atletas portugueses, Carlos Costa (CD S. Salvador do Campo) foi o mais rápido, chegando à meta no oitavo lugar, às 02h22m44s. Nos femininos, Solange Jesus (CD Feirense) foi, também, oitava (02h33m21s).
Na Family Race (10 km), Paulo Rosário (SC Braga, com 00h29m49s) e Rafaela Almeida (Sport Comércio e Salgueiros, com 00h34m26s) venceram as respetivas provas. A Fun Race não é, recorde-se, competitiva.
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