A ofensiva de veículos comerciais Stellantis Pro One teve resultados excecionais em 2023, sendo responsável por um terço da receita líquida de 189,5 mil milhões de euros alcançada pela Stellantis no ano passado. Este desempenho destaca a robustez da Stellantis Pro One nos mercados globais, colocando-a, solidamente, no caminho para alcançar a liderança mundial em veículos comerciais até 2027 e para atingir os objetivos delineados no plano estratégico “Dare Forward 2030”.
Reforçando a sua liderança contínua de mercado, tanto em veículos comerciais como em BEV na região Europa 30, a Stellantis Pro One assumiu, em 2023, a posição nº 1 em veículos comerciais ligeiros na América do Sul e saltou para nº 2 no Médio Oriente e África, com um ganho de 7 pontos percentuais.
Outro aspeto a destacar é o crescimento das vendas de pick-ups de 1 tonelada no chamado “terceiro motor” – a combinação das regiões América do Sul, Médio Oriente e África, e Índia e Ásia-Pacífico – no que é um centro de receitas privilegiado da Stellantis.
No importante mercado da América do Norte, a Stellantis Pro One ascendeu à 2ª posição no segmento dos furgões, com uma quota de mercado de 20%, e para a terceira posição em termos gerais na região. Estes resultados fornecem uma base sólida para o crescimento, acompanhando a expansão das ofertas de veículos comerciais da Stellantis na região, processo onde se inclui o lançamento do Ram ProMaster BEV e da pick-up Ram 1500 2025.
“O nosso desempenho em 2023 mostra que a Stellantis Pro One é uma pedra angular do negócio Stellantis em todo o mundo”, referiu Xavier Peugeot, Stellantis Senior Vice President, Commercial Vehicles Business. “Impulsionada pela renovação de toda a nossa gama de furgões e pela mais ampla oferta de propulsão eletrificada, a Stellantis Pro One está determinada em ser o produto de eleição mais centrado no cliente. São os nossos clientes que nos irão conduzir ao nosso objetivo de liderança de mercado até 2027.”
Entre os destaques em termos regionais incluem-se:
Europa 30:
- A liderança nos veículos comerciais continua inigualável, com uma quota de mercado superior a 30% e um crescimento das vendas de 15%, em relação a 2022;
- Liderança do mercado BEV, com 38,8% de quota de mercado;
- º 1 em França, com 38,8%, em Itália, com 45,5% de quota, e em Espanha, com 35,2%; em Portugal, a oferta de Comerciais Ligeiros da Stellantis continua sem rival, com uma quota de 47,8%;
- Liderança no mercado BEV em Itália, com 47,5% de quota; Alemanha, com 28,2% (mais 5,5 pontos do que em 2022); Reino Unido, com 47,9%; Espanha, com 48,9%; França, com 44,5% e em Portugal, com 61,8% dos clientes profissionais a optarem pelos Comerciais elétricos da Stellantis (+283% face a 2022).
Índia & Ásia-Pacifico:
- A Ram regista um ano recorde de vendas na Austrália, com um aumento de 13% em relação a 2022;
- A Fiat Professional regista um ano recorde na região, com um aumento de 86%, impulsionado pelas vendas de furgões para campismo na Austrália e no Japão.
- Médio Oriente & África:
- Quota de mercado cresce para um valor recorde de 21,8%, mais 7 pontos percentuais do que em 2022;
- A liderança na região inclui os mercados da Turquia, Argélia, Israel e Tunísia;
- Lançamento da marca Fiat Professional na Argélia.
América do Norte:
- A marca Ram ganha 1,3 pontos percentuais em quota de mercado de furgões, atingindo os 20%;
- A Ram é a 3ª marca mais vendida na região, com 14,8% de quota de mercado
- No México, o Peugeot Partner/Rifter lidera o segmento dos pequenos furgões, com 57% de quota de mercado; ocupava o 2º lugar em 2022.
América do Sul:
- Liderança nas vendas de veículos comerciais ligeiros, com 28,6% de quota de mercado;
- Líder de mercado nas vendas de furgões e pick-ups na região, com 33,7% e 30,6% de quota, respetivamente;
- A FIAT é a marca líder no mercado VCL da região, com 22,6% de quota.
#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot