Em preparação para o futuro, a Stellantis anunciou a sua nova plataforma STLA Medium para acelerar a eletrificação global, prometendo autonomias elétricas que superam os 700 quilómetros e melhorias substanciais nos tempos de carregamento, desempenho e eficiência. Esta plataforma tem o valor potencial de representar até dois milhões de veículos por ano pertencentes aos segmentos C e D das várias marcas do grupo.
A STLA Medium é a primeira de quatro plataformas mundiais para automóveis 100% elétricos que serão lançados em menos de dois anos, sendo apelidada de ‘BEV-by-design’, com características e funcionalidades de vanguarda, podendo oferecer autonomias superiores a 700 quilómetros, além de eficiência energética, potência incorporada e potência de carregamento bastante superiores às atualmente disponíveis.
A sua flexibilidade permitir-lhe-á acolher uma grande variedade de veículos e de configurações de propulsão no coração do mercado, para os segmentos C e D, que representaram, em 2022, um total de 35 milhões de vendas, ou seja, quase metade dos 78.5 milhões de veículos vendidos a nível mundial no ano passado.
A plataforma STLA Medium será instalada em várias fábricas, apoiando a arrojada ambição no domínio da eletrificação, a começar pela Europa.
“O que vemos hoje é o resultado de pouco mais de dois anos de inovações sem limitações, para oferecer uma mobilidade limpa, segura e acessível, apoiada pelo nosso investimento de 30 mil milhões de euros em eletrificação e software até 2025”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “A plataforma STLA Medium demonstra o poder da comunidade técnica global da Stellantis, fornecendo produtos totalmente direcionados aos nossos clientes e que reescrevem as suposições de longa data ao nível dos transportes, à medida que avançamos para atingir a neutralidade carbónica até 2038”, complementou o português.
A STLA Medium é a primeira de quatro plataformas globais para veículos BEV, delineadas no “EV Day 2021”, que sustentam os futuros produtos da empresa e são fundamentais para alcançar os objetivos arrojados do plano estratégico “Dare Forward 2030” da Stellantis, nos quais se incluem alcançar um mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) de 100% para automóveis de passageiros na Europa e um mix de vendas BEV de 50% para automóveis de passageiros e comerciais ligeiros nos EUA até 2030.
O plano “Dare Forward 2030” prevê ainda cortes profundos em emissões, visando uma redução de CO2 para metade até 2030, face às métricas de 2021, e alcançar a neutralidade carbónica até 2038, com compensação percentual de um dígito das restantes emissões.
Plataforma altamente modular
A plataforma STLA Medium prevê autonomias superiores a 700 quilómetros se dotada de um pack Performance, e de mais de 500 quilómetros se dotada de um pack Standard, de acordo com as previsões efetuadas ao abrigo do ciclo combinado WLTP. Com uma energia útil máxima de 98 kWh, a STLA Medium recorre também a uma arquitetura elétrica de 400 volts.
Dependendo da aplicação, o consumo pode ser inferior a 14 kWh/100 km, enquanto os tempos de carregamento de 20 a 80% podem ser feitos em 27 minutos, a uma cadência de 2,4 kWh por minuto.
Os veículos baseados na plataforma STLA Medium serão comercializados a nível global e estarão disponíveis com tração dianteira ou tração integral, neste caso com a adição de um segundo módulo de tração elétrica na traseira, com um leque de potências BEV entre os 160 kW/218 CV e os 285 kW/387 kW.
Em termos de carroçaria, a modularidade desta plataforma permitirá produzir modelos de estilo berlina, crossovers e SUV, com distâncias entre eixos que podem variar entre os 2,7 e os 2,9 metros, comprimento total entre os 4,3 e os 4,9 metros e uma distância ao solo superior a 220 mm para aplicações fora de estrada.
Os especialistas em engenharia e produção da Stellantis concentraram-se em tornar tão eficiente quanto possível a instalação do conjunto de baterias modulares de camada única e de elevada densidade energética na fábrica de montagem, maximizando o espaço no interior do veículo e melhorando a condução e a maneabilidade, com um centro de gravidade baixo.
Os componentes da plataforma, como o sistema de aquecimento/arrefecimento do habitáculo, direção, assistência à travagem e propulsão, foram concebidos para minimizar o consumo de energia. Estes esforços combinam-se com a utilização extensiva de materiais leves e rígidos, para otimizar a autonomia do veículo e proporcionar uma performance exemplar em termos de condução e maneabilidade.
Plataformas preparadas para o futuro
A gama de plataformas STLA (Small/Medium/Large/Frame) foi concebida para estar preparada para o futuro: modular e inerentemente flexível em termos de distância entre eixos, largura, projeção, altura de condução e conceção da suspensão. As capacidades e performance dos veículos de base STLA irão adaptar-se e melhorar ao longo dos anos, com a implementação da arquitetura STLA Brain, do STLA SmartCockpit e das plataformas STLA AutoDrive, as quais permitem actualizações “over-the-air” do software e um hardware mais evoluído.
A flexibilidade de engenharia integrada abrange a propulsão – tração dianteira, tração traseira, tração integral e multienergia – assegurada por uma gama de três módulos de tração elétrica (EDMs) escaláveis.
As plataformas são concebidas tendo em consideração futuras evoluções ao nível das químicas de baterias, incluindo baterias sem níquel e sem cobalto e baterias de estado sólido.
Texto original escrito pelo site Motor24
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