A Stellantis Ventures, fundo de capitais de risco da Stellantis N.V., anunciou o investimento na SteerLight, criadora de uma nova geração de tecnologias de deteção LiDAR (Light Detection and Ranging) de elevado desempenho.
Empregando a tecnologia fotónica de silício, que combina um material semicondutor universal com a velocidade da fotografia, o LiDAR da SteerLight deteta o ambiente circundante em três dimensões e com maior resolução e precisão, tendo um custo de produção em volume menor face aos sistemas LiDAR atualmente disponíveis.
A tecnologia tem o potencial de proporcionar aos condutores dos futuros veículos da Stellantis um melhor desempenho em diversos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), incluindo a condução automatizada.
“Um aspeto central das nossas iniciativas ‘Dare Forward 2030’ é a identificação de tecnologias inovadoras que proporcionem um valor substancial aos nossos clientes, em larga escala”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering & Technology Officer da Stellantis. “As melhorias da condução automatizada continuam a ser uma das principais prioridades da Stellantis. O trabalho inovador da SteerLight pode permitir aplicações ADAS melhoradas e generalizadas.”
“Consideramos um grande benefício o facto de o fundo de capital de risco da Stellantis reconhecer a nossa capacidade de inovação, para que possamos impulsionar a adoção em larga escala do LiDAR para aplicações industriais e de mobilidade”, afirmou François Simoens, Cofundador e CEO da SteerLight. “A nossa nova tecnologia LiDAR é fundamental para apoiar novos serviços na indústria automóvel, sendo que estamos ansiosos por trabalhar em conjunto para fazer avançar a próxima geração de veículos.”
A SteerLight, uma empresa derivada do centro tecnológico francês CEA-Leti, utiliza o LiDAR de onda contínua em frequência modulada (Frequency Modulated Continuous Wave – FMCW) com base na tecnologia fotónica de silício, que permite a colocação do sistema num microchip. O sistema é robusto (sem partes móveis) e compacto, maximizando a flexibilidade para os engenheiros de veículos. Ultrapassa, também, os desafios da atual tecnologia LiDAR para veículos, ou seja, a dimensão dos componentes e os custos elevados. A tecnologia FMCW fornece dados de profundidade e velocidade de elevada precisão, resistindo à interferência do ambiente circundante e dos demais utilizadores.
Desde a sua criação em 2022, a Stellantis Ventures investiu em 12 start-ups e num fundo de mobilidade, centrado no desenvolvimento de tecnologias de vanguarda que irão melhorar os resultados para os clientes individuais e para a sociedade no seu conjunto.
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