De acordo com o mais recente relatório produzido pela INDICATA, a tendência de subida nas vendas de usados, no mercado europeu, manteve-se no mês passado, com uma subida de 36,7% face ao mês homólogo de 2020. As restrições e bloqueios que atingiram o mercado de veículos usados online B2C em 2020, por força da pandemia, ditaram números de vendas algo abaixo do que era expectável. Assim, em comparação com o mês de maio de 2020, em 2021 registou-se um aumento de 36,7% nas vendas de usados no mercado europeu.
De acordo com o mesmo relatório, a taxa de crescimento anual de 224,2% no Reino Unido parece significativamente desfasada do resto da Europa, que se deveu ao momento em que se efectivou o bloqueio durante a primeira vaga, a 23 de Março de 2020. Esse bloqueio tardio significou que no Reino Unido o mercado automóvel ficou quase um mês atrás da maior parte dos países europeus. Isso também significou o maior impacto nas vendas de usados ao longo de março, abril e maio, resultando numa queda anual de 59,6% em maio de 2020.
Após os primeiros 5 meses de 2021 e com as restrições da Covid-19 ainda em vigor em vários países, o volume de vendas de usados acumulado até maio está agora 24,5% acima dos números registados em 2020 e 8,5% acima do mesmo período em 2019. Com a Turquia apenas 0,5% abaixo do mesmo período de 2019 deixa apenas a Polónia (-7,3%) ainda a lutar para recuperar totalmente o seu mercado de usados, agora fortemente afectado pelas restrições de stock.
No que toca ao perfil dos veículos vendidos, em 2020 assistimos a uma queda significativa no número de veículos novos registados no mercado de curta duração, ou seja, viaturas de rent-a-car, carros de serviço e demonstração dos concessionários. Isso significa que há uma carência de veículos usados na faixa etária de 1 ano. Para compensar esse déficit, os fabricantes apoiaram alguns níveis significativos de registos tácticos em Maio, resultando no aumento de 21%, comparativamente com o mês anterior, nas vendas de usados muito recentes (<1 ano de idade).
É também interessante constatar que as motorizações tradicionais continuam a ser as mais vendidas, com uma rotação no caso do diesel de 7,3x, seguido de perto pela gasolina a 7,2x. Em contraste, os BEVs continuam em stock por muito mais tempo, a rodar 4,0x, o equivalente a 91,3 dias em stock em média em toda a região.
No entanto, segundo a INICATA, há alguns BEVs que se estão a vender tão rápido quanto os concorrentes com motores de combustão interna, como é o caso dos BEVs com menos de 2 anos de idade, onde o Tesla Model 3 foi o que vendeu mais rapidamente em maio, com uma rotação média de 13,7x. O segundo mais rápido foi o Opel/Vauxhall Corsa com 12,4x e o VW UP! em terceiro lugar (12,2x). Enquanto isso, o Opel/Vauxhall Corsa e o Mercedes-Benz GLA foram os veículos usados de venda mais rápida até os dois anos de idade com rotações de stock de 14,1x e 12,7x, enquanto o Opel/Vauxhall Astra e Corsa foram os veículos usados até a quatro anos de idade a vender mais rapidamente, com uma rotação de 18,4x e 15,1x.
Em Portugal, as vendas de usados online B2C continuam a crescer face a 2020, com as vendas de veículos usados a fecharem o mês de maio de 2021 35,2% acima do mês homólogo de 2020 e 5,2% acima dos níveis de abril passado. Este forte crescimento nas vendas de veículos usados online significa que as vendas acumuladas em maio de 2021 estão agora 40% acima de 2020 e 24% acima do mesmo período em 2019. O desafio que os retalhistas enfrentam agora é conseguir obter o stock adequado. Os níveis de stock em Junho de 2021 estão 10,3% abaixo do mês anterior e 7,4% abaixo do ano passado. Para amenizar a situação, os fabricantes estão a apoiar as vendas tácticas, resultando no aumento de vendas de 15% nos veículos usados muito recentes. Do novo relatório “Top 10 Vendas” da INDICATA, podemos constatar que a Renault manteve os dois primeiros lugares em termos do volume de veículos usados, até 4 anos, vendidos em maio, com o Clio como número um, seguido pelo Mégane. A Renault também viu seu Twingo tornar-se o usado de venda mais rápida o mês passado, com veículos em stock apenas 11,5 dias.
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