Os dois modelos 100% elétricos passam a oferecer a nova geração de sistema de infotainment de software atualizado. Além disso, todas as versões apresentam novos motores elétricos, herdando o conjunto propulsor introduzido pela primeira vez no ID.7, com uma potência significativamente superior e consumo de energia mais reduzido. A autonomia média do ID.4 em ciclo WLTP alcança agora os 550 quilómetros3 graças ao novo sistema de tração elétrico. O espaçoso SUV coupé ID.5 tem uma autonomia homologada para até 556 quilómetros3 (WLTP) com uma só carga de bateria. A Volkswagen propõe as versões otimizadas de ID.4 e ID.5 com Preços de Venda a Público recomendados inferiores aos antecessores. Neste sentido, a relação preço/performance dos dois modelos foi significativamente melhorada.
Imelda Labbé, membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen responsável pelas vendas, marketing e pós-venda, afirma: “Os nossos clientes podem esperar um desempenho técnico excecional dos novos ID.4 e ID.5. O software e o infotainment são de última geração. Além disso, existem sistemas de assistência que não deixam nada a desejar. Os modelos ID.4 e ID.5 melhorados estão no topo do segmento com as suas novas tecnologias e o reconhecido equilíbrio entre condução, conforto e espaço”.
Os níveis de equipamento do ID.4 e ID.5. Além da versão desportiva GTX, os dois modelos contam com duas versões de equipamento: Pro City e Pro Urban.
Em ambos, a versão de equipamento PRO Urban posiciona-se acima da versão de entrada PRO City, com um nível de equipamento de série significativamente melhorado. No caso do ID.4, inclui as jantes em liga leve de 19 polegadas “Hamar”, Pacote Conforto, Pacote Assistência, Pacote Exterior “Style”, Pacote Interior “Style” e Pintura Metalizada. O ID.5, na mesma versão, é proposto com Pacote Conforto, Pacote Assistência, Pacote Exterior “Style”, Pacote Interior “Style” e Pintura Metalizada, de série.
Interação melhorada. A Volkswagen melhorou significativamente o cenário do cockpit dos modelos ID.4 e ID.5. A tónica foi colocada na simplicidade de interação com o sistema de infotainment. Neste contexto, ambos os modelos receberam um novo software de última geração que é muito mais rápido e oferece mais funções. Além disso, ambos os modelos estão equipados com um novo sistema de infotainment, de série, com uma diagonal de ecrã aumentada para 32,8 centímetros (12,9’’). O sistema de informação e lazer impressiona com uma completamente nova estrutura de menus, enquanto o Digital Cockpit (painel de instrumentos digital, de série) e o head-up display de realidade aumentada, opcional, foram melhorados. Os seletores táteis do ar condicionado e do controlo do volume são agora iluminados e o volante multifunções inclui uma nova lógica de funcionamento.
Além disso, a Volkswagen retirou e separou o seletor de Modos de Condução do Digital Cockpit e concebeu-o como um interrutor autónomo – como no ID.7. Com um ecrã de maiores dimensões, a interação multimédia com os ID.4 e ID.5 é ainda mais facilitada devido à presença do novo assistente de voz IDA. Este responde agora de forma mais precisa a comandos de voz e oferece novas funcionalidades, incluindo informações meteorológicas baseadas na ‘Cloud’, resultados de eventos desportivos ou cotações da Bolsa, que podem ser consultados através do IDA. A Volkswagen também oferece um novo sistema de som premium da Harman Kardon com 480 Watts e 10 altifalantes (incluindo altifalante central e subwoofer) como opção para ambos os modelos.
Acréscimo do binário em 75%. Graças a um novo motor elétrico no eixo traseiro e a uma bateria de nova geração, foi possível reduzir o consumo de energia e, ao mesmo tempo, aumentar a potência. Um motor elétrico de 210 kW (286 cv)5 é agora utilizado nos modelos de tração traseira ID.4 Pro (City e Urban) e ID.5 Pro (City e Urban) – o que corresponde a mais 60 kW de potência face aos antecessores. A entrega de potência é mais dinâmica em todas as situações, uma vez que o binário do motor elétrico de 210 kW aumentou de 310 para expressivos 545 Nm. Os 235 Nm adicionais correspondem a cerca de 75% mais de binário.
Novos GTX aceleram de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos. Os modelos emblemáticos ID.4 GTX e ID.5 GTX, particularmente desportivos e com tração integral, apresentam-se agora com 250 kW (340 cv), o que equivale a um aumento de 30 kW (41 cv). A melhoria associada a todas as características dinâmicas é claramente percetível. Um bom indicador é a aceleração de 0 a 100 km/h, cumprida agora em apenas 5,4 segundos8, com os modelos GTX a baixarem claramente da marca dos 6 segundos. Tal como anteriormente, o ID.4 GTX e o ID.5 GTX estão limitados eletronicamente a uma velocidade máxima de 180 km/h. Para acompanhá-los, a velocidade máxima dos modelos Pro foi agora também aumentada para 180 km/h (anteriormente, 160 km/h).
Energia para percorrer 178 km em 10 minutos. Todos os modelos ID.4 e ID.5 com a nova bateria de 77 kWh têm agora uma maior autonomia. Dois exemplos: o novo ID.4 Pro pode percorrer uma distância de 550 km3 (ciclo combinado WLTP), ou seja, mais 17 quilómetros face ao seu antecessor. O novo ID.5 Pro tem uma autonomia para até 556 km3 – um aumento de 11 quilómetros. Os modelos ID.4 e ID.5 de tração traseira contam com carregador de bordo para uma potência de 135 kW em postos de carregamento rápido. Os modelos de tração integral oferecem agora uma capacidade de carregamento otimizada em DC, que subiu dos anteriores 135 para os agora 175 kW. Com a capacidade de carga máxima, estas versões ID. podem carregar energia suficiente para percorrer 178 quilómetros em apenas 10 minutos.
Carregamento mais rápido durante as viagens. A nova gestão térmica e de carregamento introduzida em todos os modelos ID.4 e ID.5 garante que a bateria esteja pré-condicionada durante a condução antes da próxima paragem num posto de carregamento rápido. Graças a este pré-condicionamento, os modelos ID.4 e ID.5 passam a estar otimizados para receber o mais rapidamente possível a energia de carregamentos DC, particularmente útil em viagens longas.
Mais confortável e dinâmico. Para complementar a introdução dos novos e mais potentes e eficientes motores elétricos, as ligações ao solo também foram ajustadas. Além disso, a Volkswagen atribuiu ao (opcional) controlo adaptativo do chassis (DCC) novas características para uma relação ainda mais equilibrada entre conforto e dinâmica.
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