Durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP29), o evento climático mais importante do ano, a Xiaomi Corporation (“Xiaomi” ou o “Grupo”), uma empresa de eletrónica de consumo e fabrico inteligente, com smartphones e equipamentos conectados através de uma plataforma de Internet das Coisas (“IoT”), apresentou a sua estratégia para desenvolvimento sustentável, assente nas suas tecnologias fundamentais (foundational core technologies). A empresa destacou também os avanços mais recentes na gestão de carbono no seu ecossistema inteligente “Human x Car x Home” – uma atualização estratégica que reforça o compromisso da Xiaomi com a gestão climática.
Num discurso proferido no Pavilhão da China da Conferência, Alain Lam Sai-wai, Vice-Presidente e CFO do Grupo e Presidente da Airstar Digital Technology, aprofundou a análise sobre a nova estratégia de desenvolvimento sustentável da Xiaomi, impulsionada pelas suas tecnologias fundamentais. Lam destacou os objetivos da Xiaomi em tornar a IA acessível a todos, promover o desenvolvimento sustentável em todo o seu ecossistema e assumir a responsabilidade sobre as suas tecnologias fundamentais. A Xiaomi reafirma o seu compromisso com a estratégia de ecossistema inteligente “Human x Car x Home”, que visa proporcionar aos consumidores um estilo de vida inteligente e sustentável, alicerçado em tecnologias de base e inovação em IA. Alain afirmou: “Através de uma produção inteligente, inovação em IA e novos modelos de retalho no nosso ecossistema inteligente, a Xiaomi tem vindo a otimizar a eficiência operacional e a escala de produção, melhorando simultaneamente a integração e a eficiência da sua cadeia de abastecimento e a utilização de recursos e energia.”
Integração de IA com Tecnologias Fundamentais para Aplicações Práticas de Inovação Sustentável
Lam explicou como a Xiaomi utiliza a estratégia de ecossistema inteligente “Human x Car x Home” para alcançar um estilo de vida inteligente, eficiente e de baixa produção de carbono, promovendo a inovação em ESG através das suas tecnologias. A plataforma inteligente Xiaomi HyperMind ajusta automaticamente os modos de operação de dispositivos, como ar condicionado e frigoríficos, em ambientes domésticos. Este sistema de monitorização e ajuste inteligente garante que cada eletrodoméstico opera num estado de consumo energético reduzido, oferecendo aos consumidores uma experiência de vida prática, inteligente e sustentável. Esta tecnologia procura um equilíbrio entre conforto e impacto ambiental.
O sistema de fabrico inteligente da Xiaomi também alcançou um elevado grau de automação em áreas-chave. A fábrica de veículos elétricos da Xiaomi utiliza a plataforma de fabrico inteligente “Hyper Intelligent Manufacturing Platform” (“Hyper IMP”), desenvolvida pela própria Xiaomi, para gerir de forma integrada todo o processo de fabrico inteligente, abrangendo desde a gestão da produção até ajustes detalhados para otimização autónoma. Este sistema não só aumenta a eficiência da produção, como também reduz o consumo de recursos nas várias etapas de fabrico.
Este ano, a série Xiaomi SU7 conquistou o prémio “Líder em Baixo Carbono” do Centro de Tecnologia e Pesquisa Automotiva da China. O segredo para o baixo impacto ambiental do Xiaomi SU7 reside nas suas capacidades tecnológicas avançadas. Por exemplo, o coeficiente de arrasto do modelo Xiaomi SU7 é o mais baixo entre os sedans produzidos em massa a nível mundial, reduzindo significativamente o consumo de energia e as emissões de carbono. O modelo Xiaomi SU7 Max suporta tecnologia de carregamento ultra-rápido de 800V, aumentando a eficiência de carregamento. Graças às tecnologias inteligentes e automatizadas, os veículos da Xiaomi alcançam uma gestão de energia mais precisa e otimizam os modos de condução, reduzindo o desperdício energético e minimizando o impacto ambiental.
Estabelecimento de um Padrão de Gestão de Carbono para o Ecossistema Inteligente “Human x Car x Home” para Liderar a Transformação para Baixo Carbono no Setor
Na apresentação, a Xiaomi apresentou o seu padrão de organização para a “Construção do Sistema de Gestão de Carbono para o Ecossistema Inteligente ‘Human x Car x Home’”. Este padrão, formulado em outubro, é o primeiro no seu género a focar-se na criação de um sistema de gestão de carbono para empresas diversificadas no ecossistema inteligente “Human x Car x Home”. O principal objetivo é orientar várias empresas na gestão eficiente das suas emissões de carbono, promovendo também a criação de novas forças produtivas de qualidade através da gestão de carbono com IA inteligente. Este padrão visa ajudar estas empresas a transformar as suas abordagens de gestão de carbono, impulsionar a redução de carbono em toda a cadeia de valor e promover o desenvolvimento económico e social sustentável.
Apostar no Desenvolvimento Sustentável Baseado em Tecnologias Fundamentais
No ano passado, a Xiaomi anunciou uma estratégia tecnológica focada em tecnologia fundamental (foundational core Technologies) e em investimentos de longo prazo em tecnologias com benefícios para a humanidade. As práticas ESG desempenham um papel crucial na concretização desta estratégia. O sucesso a longo prazo da Xiaomi depende tanto dos ganhos financeiros a curto prazo como da sua relação harmoniosa com o ambiente, sociedade e governance. A Xiaomi continuará a investir em avanços tecnológicos como valor central, priorizando a neutralidade de carbono nas suas operações através de medidas como o aumento da eficiência energética, aplicação de práticas de energia limpa e inovação na produção inteligente. A empresa compromete-se também a liderar a transformação de baixo carbono e o progresso sustentável em toda a sua cadeia de valor, oferecendo aos clientes e consumidores produtos e serviços mais verdes, inteligentes e sustentáveis. A equipa da Xiaomi está unida no esforço para construir um futuro de baixo carbono.
#anecrarevista #anecra #atualidade #xiaomi #veículoselétricos